• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 10/09/2013
CEL

“Lecionar no Centro de Línguas é uma forma de retribuir tudo que aprendi”, conta docente

Escritor leciona há dez anos na mesma escola em que aprendeu francês e espanhol

“Dar aula no Centro de Estudo de Línguas é uma forma de retribuir para a rede tudo que eu aprendi quando era aluno”. Dividido entre as atividades que desenvolve como jornalista e fotógrafo, o professor Thiago Pérez, do Centro de Estudo de Línguas da E.E. Fadlo Haidar, na zona leste da capital, sempre priorizou lecionar. Há dez anos, o educador ensina na mesma escola em que se formou em francês, o que abriu portas para sua vida profissional.

“Depois que conheci outras línguas meu mundo se expandiu. Fui para França, a convite do governo francês, visitei lugares que muitos franceses sonham em conhecer, tive diversas experiências internacionais e nacionais, me formei em jornalismo e lancei três livros”, conta o professor.

Em 2012, Thiago publicou sua primeira obra: um livro-reportagem sobre os índios xavantes do cerrado Mato Grossense e, na sequência, um livro de contos escritos em português e francês. Recentemente, o docente lançou um romance histórico inspirado em um documento encontrado em 1839, que supõe que egípcios, gregos e romanos teriam visitado o Brasil antes do descobrimento.

O professor, que estudou a maior parte de sua vida em escolas da rede estadual, sempre foi estimulado a ler e escrever, tanto pela família quanto pelos professores, que acabaram tornando-se grandes amigos de Thiago. Hoje, o escritor só deseja repetir a trajetória dos educadores que teve.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Sinto que faço a diferença como professor e vejo essa diferença refletida no sucesso dos meus alunos. Meu conselho é que os estudantes aproveitem as oportunidades que têm e usem tudo que estão aprendendo para se lançarem na carreira que desejam. E o mais importante, não desistam nos primeiros obstáculos”, conclui Thiago.

Quer saber mais sobre o trabalho do professor e escritor? Clique aqui!