• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 10/08/2016
Professores e Funcionários

Alunos são treinados voluntariamente por professora para Olimpíada de Matemática

As atividades acontecem aos finais de semana em escola de José Bonifácio, interior de São Paulo

Para melhorar o aprendizado em Matemática, os alunos da cidade de José Bonifácio e de regiões vizinhas contam com um “reforço” especial aos fins de semana: aulas de Matemática da professora Maria Regina Duarte. Por meio do projeto OBMEP na Escola, a educadora desenvolve atividades na E.E. Pedro Brandão dos Reis com estudantes medalhistas nas últimas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que receberam menção honrosa ou que estão na segunda fase da maior competição de exatas do Brasil.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Eu fui uma das professoras convidadas para participar desse projeto. A gente ganha todo o material para desenvolver as aulas com os alunos. Têm vários professores em suas escolas que também estão participando disso”, conta Maria.

Na unidade de ensino, onde a educadora já lecionou, as aulas acontecem sempre aos sábados, das 8h às 12h. os jovens veem conteúdos como contagem, aritmética, entre outros. “Essas matérias também estão dentro do Currículo do Estado. Então não treinamos estes alunos somente para a OBMEP, como proporcionamos a eles maior aprendizado sobre a disciplina para as aulas regulares. Utilizamos muito a metodologia de resolução de problemas que o nosso Currículo também usa”, conta.

Até o ano passado, a educadora dava aulas na escola estadual. Ataulmente, a docente integra o Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de José Bonifácio. “Na escola já trabalhamos com as habilidades do Saresp e questões relacionadas à Olimpíada. Conseguimos bons resultados” conclui a professora. 

“Ela é maravilhosa. Pensa numa professora de matemática que é tudo de bom”, compartilha Rosalina Machado da Costa Soler, diretora da E.E. Pedro Brandão dos Reis. 

Sobre a OBMEP

Neste ano, a organização da Olimpíada Brasileira de Matemática recebeu mais de 17 milhões de inscrições de candidatos de todo o Brasil. A competição é dividida em duas fases. Na primeira etapa são 20 questões, diferenciadas por níveis (6º e 7º anos Fundamental; 8º e 9º anos Fundamental; e Ensino Médio). A correção é feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP. Já a segunda parte é discursiva e composta por seis questões. 

No dia 10 de agosto, a organização irá divulgar a lista dos alunos classificados na segunda fase da competição.

Clique aqui e saiba mais sobre a OBMEP.