05/02/15

Professora inova com projeto de alfabetização e vence o Educador Nota 10

Docente utilizou ''lenga-lengas'' para conquistar os alunos dos Anos Iniciais

O ano de 2014 certamente foi especial na vida da professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Mara Elizabeth Mansani. Graças ao projeto com as lenga-lengas, a educadora foi uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10, o maior prêmio da América Latina no quesito educação. Ela concorreu com 3,5 mil projetos inscritos de todo o Brasil, sendo que 801 eram do Estado de São Paulo.

“Ser agraciada com este título é uma grande honra. Ser um Educador Nota 10 é continuar estudando, procurando sempre novas práticas e trazendo a tecnologia para a sala de aula. Mas é, principalmente, gostar do que faz”.

“Esse ano eu quis inovar, quis fazer um trabalho diferente. Fui pesquisar textos que fossem apropriados para a alfabetização e encontrei as lenga-lengas, que eu já conhecia. As lenga-lengas são textos de tradição oral portuguesa que vieram para o Brasil por meio dos colonizadores. Não tem criança nesse país que não as conheça”, revela a professora.

E foi um sucesso. As lenga-lengas conquistaram a atenção dos alunos na E.E. Professora Laila Galep Sacker, em Sorocaba. Além de conhecer o estilo literário, a classe foi desafiada a criar suas próprias histórias. Em grupos, os pequenos escritores deram vida a personagens, desenvolveram enredo e poesia.

“Todo mundo do grupo ajudou. Cada um foi escrevendo na folha de sulfite e depois a professora Mara corrigiu os errinhos do texto no data show”, explica a aluna Vitória Cristina. “Esse exercício de corrigir os textos na tela envolve os alunos em uma profunda reflexão sobre a construção das palavras”, complementa Mara.

Os avanços da turma são a certeza de que a educadora está no caminho certo. "Proporcionar a escrita e a leitura é proporcionar um mundo para o aluno. É proporcionar o conhecimento, é permitir que eles saiam da ignorância para ganhar o mundo", finaliza Mara.

Premiação

O Prêmio Educador Nota 10 é idealizado pela Fundação Victor Civita. O título reconhece educadores que desenvolvam projetos inovadores. Os dez professores vencedores do “Educador Nota 10” concorrem ao “Educador do Ano”. Conheça aqui e conheça os dez vencedores de 2014.

• Foto: A2 Fotografia / Du Amorim

A educadora Mara Elizabeth Mansani apresenta o estilo literário lenga-lenga aos alunos

• Foto: A2 Fotografia / Du Amorim

As pequenas histórias, sempre acompanhadas por rimas e repetições, conquistaram a classe