quinta-feira, 26/03/2015
Acessa Escola

Professora utiliza objetos digitais do Currículo+ para alfabetizar estudantes

Ação aconteceu na E.E. Professor Dandolo Frediani

Plataforma colaborativa que contribui para que os professores prepararem aulas mais dinâmicas e atrativas, que facilitam a compreensão das disciplinas pelos jovens, o programa Currículo+ têm sido referência na E.E. Professor Dandolo Frediani, localizada em São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Foi por meio do programa da Educação, que a educadora Adriana Guedes Medeiros transformou a vida dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na unidade. Tudo começou no ano passado quando a professora, a partir de um curso que estava realizando na Diretoria Regional de Ensino Sul 1, conheceu a plataforma. A partir daí, a educadora teve uma ideia que iria mudar a vida de seus alunos.

“Em julho de 2014, tive a ideia de implementar as atividades do Currículo+ nas aulas, utilizando os jogos de alfabetização que têm no programa para ensiná-los a ler e escrever”, revela.

A atividade foi feita dentro da sala de aula normal e também na sala do programa Acessa Escola. Nela, a professora dividia os alunos em duplas e escolhia um jogo digital do Currículo+ que se enquadrasse em sua proposta. Após o fim da atividade, a docente fazia um exercício de pergunta e resposta com os estudantes não alfabéticos. “Eu perguntava a eles quais palavras apareciam no jogo e pedia para eles identificarem letra por letra”, conta Adriana.

O sucesso da atividade foi tão grande que a proposta foi estendida para além da alfabetização. Hoje, a escola trabalha a mesma atividade não só com a alfabetização, mas também com questões que envolvem a disciplina de Matemática. “Quando temos uma criança na sala de aula que tem dificuldades, fica difícil esse mesmo aluno se interessar pelo conteúdo. Por isso, procurei incentivá-los com algo que fizesse não somente com que eles se divertissem, mas que também trouxesse benefícios para a leitura e a escrita deles”.

Nesta quinta-feira (26), a iniciativa será apresentada na terceira edição do “Encontro Boas Práticas”, realizado anualmente pela Diretoria Regional de Ensino Sul 1.

Sobre o Currículo+

Lançado em fevereiro de 2014, o programa Currículo+ é uma plataforma online de conteúdos digitais (vídeos, videoaulas, jogos, animações, simuladores e infográficos), articulados com o Currículo do Estado de São Paulo, e que são voltados para professores.

O objetivo do programa é incentivar a utilização da tecnologia como recurso pedagógico para inspirar práticas inovadoras em sala de aula, promovendo maior motivação, engajamento e participação dos alunos com o processo educativo, visando o desenvolvimento da aprendizagem.