• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/05/2016
Professores e Funcionários

Professores contam como “Foco Aprendizagem” auxilia no trabalho pedagógico

Plataforma digital é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação

Desenvolvida para auxiliar o planejamento escolar das escolas da rede estadual paulista, a plataforma Foco Aprendizagem já trouxe benefícios para os professores e equipe gestora da E.E. Professor Ayres de Moura, direcionando quais ações devem ser tomadas a partir dos resultados obtidos nas últimas edições do Saresp.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Utilizamos o Foco Aprendizagem em caráter formativo com nossos professores. E logo de cara ele nos deu resultados focados nas habilidades dominadas e não dominadas pelos estudantes. Isso foi necessário para iniciarmos o plano de ação da escola e facilitou em até 70% o nosso trabalho”, revela Daniel Gelini, diretor da unidade de ensino.

“Antes da plataforma, nós fazíamos um diagnóstico preparado por nós mesmos, tendo como objetivo identificar como o estudante vinha para a escola. Com o Foco Aprendizagem esse diagnóstico já vem pronto. Pegamos esse conteúdo, principalmente o que identificamos como não dominado pelos estudantes, e promovemos atividades de nivelamento, realizadas durante as aulas de orientação e estudo”, conta a professora Glaucia.

“A partir do uso da ferramenta nós chegamos à conclusão, por exemplo, que a habilidade que a gente deveria mais trabalhar com os alunos do 7º e 8º anos do Fundamental eram as frações. Com isso começamos a trabalhar essas habilidades já traçando ações e planos com o objetivo de que os alunos conseguissem uma boa aprendizagem nesse tema”, afirma a docente Maria de Fátima Carvalho.

Foco Aprendizagem

Por meio da ferramenta, os professores têm acesso a dados das últimas edições do Saresp, inclusive de 2015, de cada unidade de ensino, com gráficos e tabelas e habilidades por série e disciplina.

O destaque para a novidade é o aprimoramento do Mapa de Habilidades, onde os educadores conseguem visualizar resultados gerais dos anos e séries que participaram do Saresp. E a possibilidade de analisar os dados das turmas de 2015 e resultados educacionais que foram disponibilizados em tempo recorde.

No gráfico, é possível ter acesso ao nível da turma para os anos e séries avaliados. Assim, é possível cruzar dados dos estudantes que participaram da prova em 2015 no 5º e 9º ano do Fundamental, com o quadro de matrículas de 2016. Desta forma, é formado um diagnóstico para o conjunto desses alunos, mesmo que ele tenha vindo de outras turmas ou escolas da rede.

A plataforma conta ainda com a seção “Resultados Educacionais”, que contempla o acesso ao Mapa de Habilidades, informações históricas e detalhadas do Idesp, fluxo calculado a partir das taxas de abandono e reprovação em cada unidade escolar.

Clique aqui e saiba como acessar a plataforma. 

 

 

Para saber mais, acesse a intranet da Educação