• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 27/03/2015
Professores e Funcionários

Professores e gestores podem consultar boletins do Idesp por escola

Unidades da rede conquistaram, em 2014, o maior índice dos últimos cinco anos

Os educadores e gestores da rede estadual paulista já podem consultar os boletins do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo) por escola. Com base nos resultados, as unidades podem traçar planos e ações para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. As escolas estaduais de São Paulo conquistaram, em 2014, o maior índice dos últimos cinco anos em todos os ciclos de ensino. Saiba mais.

20150312_idesp01_ok_700

Para calcular o Idesp, são considerados os resultados das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, mensurados no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), com taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar.

– Acesse aqui o boletim da sua escola

Ao alcançar pelo menos parte da meta definida pelo Idesp, a escola conquista também o pagamento do bônus por desempenho, que é proporcional ao resultado da unidade, ponderando a frequência do servidor. A bonificação pode chegar até 2,9 salários extras para as equipes das escolas que superam suas metas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Em 2015, os servidores receberão o maior bônus da história da rede estadual de ensino. O valor total bate a marca de R$ 1 bilhão. O benefício será destinado a mais de 232 mil funcionários da Educação. Saiba mais.  

Veja abaixo cinco perguntas-chave para você entender o Idesp:

1 – O Idesp estabelece metas gerais e a longo prazo por ciclo? Quais são elas e em quanto tempo o governo pretende atingi-las?

Sim, os níveis ideais a serem alcançados variam de acordo com o ciclo. Para os anos iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano – as escolas terão de chegar ao índice sete. Para os anos finais do Ensino Fundamental  – 6º ao 9º ano – a meta é seis. Para o Ensino Médio, cinco. O objetivo é que essas metas sejam alcançadas até 2030.

2 – As metas estabelecidas para as escolas levam em consideração suas especificidades?

A meta de cada escola é individual e leva em consideração sua atual situação. Cada unidade só pode ser comparada ao seu desempenho anterior, ou seja, não é possível compará-la com outras unidades.

3 – O Idesp tem uma meta fixa para cada escola?

Os objetivos para o ano seguinte são sempre revistos, ano a ano. O desempenho da unidade é levado em conta, portanto, o Idesp não tem uma meta fixa. Dessa forma, as escolas têm desafios novos todos os anos, condizentes com a sua realidade, o que as estimula.

4 – O que é o índice de nível socioeconômico e como ele influi no Idesp?

Neste ano, o cálculo do bônus traz novidades e ganha mais um critério para seu pagamento, um índice feito com base nos questionários distribuídos no Saresp para pais e alunos levando em consideração a situação socioeconômica dos estudantes, e que varia de 0 a 10, sendo 10 a escola com o nível socioeconômico mais baixo.

Ao calcular este índice, são consideradas as condições sociais dos alunos e a renda das famílias, respeitando as diferenças entre alunos da mesma escolas e também as diferenças entre as escolas em si.

Este fator é acrescido aos atuais índices e multiplicado por aquele que tiver o maior número: o Idesp da escola em relação à rede estadual ou se a unidade alcançou ou não a meta estabelecida. O maior prevalece. É importante ressaltar que se a unidade escolar não atingir sua meta ou obteve uma nota inferior à rede estadual, seus funcionários não têm direito ao bônus por desempenho.

5 – Como o Idesp é usado para calcular o bônus?

O Idesp é o fator principal que compõe o bônus. Além do índice, a frequência do servidor também integra o cálculo, assim como o índice socioeconômico. No que se refere ao Idesp, a meta estipulada para a escola serve como base para o cálculo da bonificação. O valor que o servidor irá receber é equivalente ao cumprimento da meta de sua unidade. Dessa forma, considerando o índice de partida – aquele alcançado no ano anterior – a unidade que alcançar 100% da meta receberá 100% do bônus, aquela que alcançar o equivalente a 50% da meta, terá 50% do bônus, e assim por diante. O mesmo parâmetro vale para as escolas que superarem suas metas, até o limite de 120%.

Para saber mais, acesse a intranet da Educação