• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 24/09/2003
Últimas Notícias

Programa Escola da Família completa um mês com muitas histórias para contar

O Programa Escola da Família completa hoje um mês. Nesta quarta-feira, 24 de setembro, é possível celebrar um primeiro marco do programa que, por sua dimensão, necessitou de muita ousadia […]

O Programa Escola da Família completa hoje um mês. Nesta quarta-feira, 24 de setembro, é possível celebrar um primeiro marco do programa que, por sua dimensão, necessitou de muita ousadia para virar realidade e, por seu caráter, precisa do contínuo envolvimento de todos para se tornar ideal.

A participação da comunidade ocorre por meio das famílias de alunos e professores, vizinhos e comunidades que descobriram um lugar de convívio dentro das próprias escolas nos fins de semana. Com o decorrer do programa, novos casos, atividades e experiências vão surgindo. Há ótimas histórias para mostrar, inúmeras ações que contribuíram para mudar, ou começar a mudar, a rotina das comunidades em torno das quase 6 mil escolas estaduais de São Paulo.

Os exemplos

A Diretoria de Ensino Leste 4 reuniu, em agosto, seus gestores para o primeiro encontro de apresentação do Programa SuperAção Jovem. O Programa é de autoria do Instituto Ayrton Senna e é voltado para os jovens. A proposta do SuperAção Jovem é preparar educadores e formar jovens para que desenvolvam suas capacidades de viver, conviver, conhecer e produzir de modo solidário, autônomo e competente. A idéia é que os jovens sejam reconhecidos nas escolas como capazes de participar ativamente das soluções das questões que afetam suas vidas e suas comunidades. A atuação dos jovens no Programa ocorre por meio do game SuperAção, uma proposta mobilizadora e envolvente de convidá-los a criar e realizar projetos de melhoria da escola e da comunidade.

Por meio do SuperAção, os jovens aprendem na prática a realizar transformações para si mesmos e para a realidade ao seu redor. No dia 19 de setembro, os educadores profissionais desta DE, junto aos gestores, se inscreveram na 1.ª turma do Game Superação. O Profº Adilson Condesso – Supervisor de Ensino da DE Leste 4 – acredita que os resultados foram surpreendentes: “Os grupos discutiram abertamente suas limitações, diferenças e emoções. Com isso o Programa Escola da família se beneficia da tecnologia social  do Instituto Ayrton Senna para o desenvolvimento humano de jovens.

A voluntária Silvia Miranda seguiu um caminho diferente para fazer parte do Programa Escola da Família. Mesmo abrindo mão da bolsa universidade, Silvia decidiu atuar na Escola Estadual Prof.º Renato Braga (DE Sul 2), de onde é ex-aluna e mãe de aluna e ex-aluna. O vinculo com o local foi decisivo na hora de participar das atividades de fim de semana. Com sua experiência como educadora social e seu envolvimento como presidente da ONG Casa dos Meninos, ela já levou grupos de capoeira, de rap, de mulheres que são líderes na região e, hoje, funciona como facilitadora na sala de informática e no grêmio estudantil para que, junto com os alunos e a comunidade, seja produzido um jornal comunitário no laboratório da escola.

Um outro exemplo da participação da comunidade e da importância dos voluntários no Programa Escola da Família são os Desbravadores, grupo de escotismo que tem ido aos domingos na Escola Estadual Cohab IV (DE Leste 3). Além das atividades voltadas ao tema, o grupo trabalha valores de civismo e cidadania com crianças, adolescentes e jovens. A escola já está programando, junto com as pessoas envolvidas no programa, a construção de um pequeno camping de escotismo e a formação de aspirantes a escoteiros.

Thais Liberato