sexta-feira, 08/08/2003

Programa Escola da Família é destaque na região de São José do Rio Preto

São José do Rio Preto e cidades vizinhas vão conhecer neste sábado, 9 de agosto, os detalhes do principal programa da Secretaria de Estado da Educação para o segundo semestre […]

São José do Rio Preto e cidades vizinhas vão conhecer neste sábado, 9 de agosto, os detalhes do principal programa da Secretaria de Estado da Educação para o segundo semestre de 2003. O Governador Geraldo Alckmin e o Secretário Adjunto da Educação, Fabio Saba, lançam na região o Escola da Família, que vai promover a abertura de todas as escolas da rede estadual nos fins de semana. O evento será na EE José Manuel Lobo, no município de Votuporanga.

A proposta do Programa Escola da Família é de contribuir para que, além do espaço destinado à educação formal, as 6 mil escolas do Estado sejam também um ambiente que estimule a cidadania, a integração social e a construção de uma cultura de paz. Durante os fins de semana, as unidades de ensino terão atividades artísticas, culturais, esportivas, oficinas profissionalizantes, entre outras ações, numa perfeita harmonia entre a comunidade e o ambiente escolar, professores, alunos, parentes e vizinhos.

Realizado em parceria com a Unesco, o programa conta ainda com o apoio do Instituto Ayrton Senna, responsável pela capacitação de educadores, universitários e voluntários envolvidos. O Escola da Família faz parte da política educacional de integração entre o ambiente escolar e a comunidade, dentro do princípio de construção de uma escola cidadã, em que cada setor da sociedade pode contribuir para um ensino público de qualidade.

O início oficial do programa ocorre nos dias 23 e 24 de agosto. A Secretaria da Educação disponibilizou 25 mil bolsas de estudo aos universitários que se inscreveram. Cada bolsa vale metade das mensalidades, até um teto máximo de R$ 267,00, sendo que as instituições de ensino se responsabilizarão pelo complemento do valor. Assim, os universitários selecionados, que necessariamente precisam ter cursado o Ensino Médio na escola pública, terão 100% de suas mensalidades cobertas. Eles vão trabalhar nas escolas aos sábados e domingos como monitores nas diversas atividades – serão 16 horas de trabalho aos fins de semana e mais 4 horas de preparação durante a semana.

Na região de São José do Rio Preto, 10 faculdades participam do programa e disponibilizaram um total de 445 vagas para universitários.

Confira a lista das Instituições de Ensino conveniadas:

Fernadópolis – Estabelecimentos de Ensino Superior Integrados de Fernandópolis, 12 vagas;

Jales – Faculdades Integradas de Jales, 15 vagas;

Santa Fé do Sul – Faculdades Integradas Santa Fé do Sul, 20 vagas;

Monte Aprazível – Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível, 54 vagas;

José Bonifácio – Faculdade de José Bonifácio, 15 vagas;

Mirassol – Faculdade Integrada de Mirassol, 10 vagas;

São José do Rio Preto – Centro Universitário de Rio Preto, 4 vagas;

– Centro Universitário do Norte Paulista, 200 vagas

– Instituto de Educação- Ceres, 10 vagas;

Votuporanga – Centro Universitário de Votuporanga, disponibilizou 105 vagas.

Serviço:

EE. Manuel Lobo Rua Amazonas, 285 – Vila Muniz  – município de Votuporanga.