• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 24/01/2019
Governo do Estado de São Paulo
Destaque

Escola da Família terá novo eixo com foco na aprendizagem dos alunos

Para 2019, estão previstas cerca de 9 mil bolsas para universitários que irão impactar mais de 1 milhão de pessoas em cerca de 2.300 escolas

Aprendizagem é o novo foco do Programa Escola da Família (PEF), que será aperfeiçoado pela Secretaria da Educação de São Paulo. Na nova proposta, o PEF será acrescido de um eixo que contribuirá para melhoria do desempenho dos estudantes da rede pública do Estado. “O foco central desta gestão é garantir a efetiva aprendizagem dos estudantes. Estamos aperfeiçoando e dando ênfase também ao que as crianças e jovens podem aprender aos fins de semana”, explica o secretário da Educação Rossieli Soares.

As mudanças estão na Resolução SE 3 de 23/01/2019, publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial, que prevê que a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) estabeleça novas diretrizes e acompanhe a execução do cronograma ao longo do ano letivo. Isso será possível com um aprimoramento de gestão junto aos responsáveis pelo PEF nas unidades de ensino.

A partir de agora, as escolas terão suas ações organizadas pelos professores articuladores, fundamentais para acompanhar as atividades aos sábados e domingos, integração com as equipes de bolsistas universitários e voluntários, além de articular as atividades à proposta pedagógica da escola.

Os professores interessados poderão buscar a atribuição das aulas no dia 31 de janeiro, na diretoria de ensino, desde que possuam vínculo com a Secretaria da Educação, estejam devidamente inscritos e classificados no processo de atribuição de classes e aulas, e tenham perfil profissional de acordo com o artigo 11 da Resolução. Vale lembrar que aqueles que atuaram como vice-diretor do PEF e tiverem interesse em ser Professor Articulador em 2019 terão prioridade para a função.

Capacitação

A Secretaria da Educação, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP), irá operacionalizar ações de capacitação dos educadores que atuarão no programa. Além disso, outras instituições também poderão capacitar os outros agentes envolvidos no programa por meio de parcerias.

Programa Escola da Família

Criado há 15 anos e presente em mais de 2 mil unidades, o PEF oferece, aos fins de semana, atividades nos eixos de esporte, cultura, saúde e trabalho. A partir de agora, a programação também estará articulada aquilo que é aprendido em sala de aula. O início das atividades de 2019 começam a partir do dia 9 de fevereiro, com a abertura das escolas para comunidade entre 9h e 17h aos sábados e domingos.