quinta-feira, 28/04/2016
Pais e Alunos

Projeto de jogos de rede estadual é indicado para evento na Hungria

Método de ensino é aplicado nas atividades pedagógicas na E.E. Reverendo, na Praia Grande

Jogos eletrônicos e videogame sempre fizeram parte da rotina dos alunos da E.E. Reverendo, na Praia Grande, em São Paulo. E foi pensando nisso, que os professores Jonatas Syrayama, Jonatan Fernando Garcia Junior e Sócrates Moura Santos Júnior resolveram reinventar as brincadeiras para estimular os alunos. Colocaram em prática, nas salas de aula, o Programa Microsoft Innovative Educator (MIE) Expert, com o uso do jogo Minecraft, que permite a criação de objetos e cenários em formato de blocos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O projeto, desenvolvido no 2º semestre de 2015, fez tanto sucesso não só na escola entre os alunos, mas também fora do Brasil. O trabalho, realizado pelos professores, foi inscrito para ser apresentado no evento anual da Microsoft, o E² Global Educator Exchange, em Budapeste, na Hungria junto com outros 3.700 Microsoft Innovative Educator (MIE) Expert no mundo todo. O Programa MIE Experts trabalha para conduzir a inovação na educação, com o uso da tecnologia, promovendo a inovação no ensino e na aprendizagem.

“Nosso objetivo é levar o aluno a pesquisar, conhecer, reconhecer e utilizar os jogos eletrônicos como base e que esses jogos se transformem em um ponto de partida para os estudos”, relata o professor Jonatas Syrayama.

Através dos jogos, os professores também trabalham matemática integrada e disciplinas com conteúdo e competências para o Enem e outras provas. A escola dedica um dia na semana somente para os jogos educativos, chamado de Clube de Games. “Temos vários tipos de jogos, pois cada estudante gosta e se adapta com um jogo diferente e isso estimula o aprendizado. Temos games impressos de papeis, estilos origamis, jogos virtuais que envolvem filosofia, matemática, português, biologia, inglês, matemática e assim os alunos estudam se divertindo”, finaliza Syrayama.