• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 21/01/2015
Boas Práticas

Projeto de professora dos Anos Iniciais resgata brincadeiras populares para alunos de Suzano

Projeto foi o único representante da disciplina de Educação Física no Prêmio “Educador Nota 10”

Estimular a criatividade e fazer com que as crianças façam exercícios. Esse foi um dos lemas do projeto “Ressignificando a Peteca na Escola”, desenvolvido no ano passado na E.E. Zeikichi Fukuoka, em Suzano, pela professora de Educação Física Rosangela Matias, e que fez com que os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pudessem conhecer brincadeiras populares, como por exemplo o jogo da peteca, protagonista da iniciativa e cada vez mais ofuscado pelo avanço da internet.

“O projeto surgiu a partir do levantamento dos conhecimentos das crianças em relação a qual jogo, ou brincadeira, eles gostariam de estudar. E, a partir desse processo, nós trabalhamos com diversas ideias, até que surgiu a peteca. Nós fizemos uma oficina, construímos uma peteca com material alternativo e, a partir dessa construção, fizemos a brincadeira”, conta a professora.

A atividade funcionou da seguinte maneira. Reunidos no centro da quadra, a turma se dividiu em grupos. A partir daí, a professora distribuiu para os alunos fita adesiva, tesoura, folhas de jornal e celofane. Seguindo as orientações da educadora, pouco a pouco os materiais começaram a ganhar a forma de uma peteca. Depois do momento de socialização, a professora dividiu a quadra em pequenos espaços, onde os alunos puderam estipular as regras para jogar a peteca.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para entender a origem do artigo, as crianças recorreram aos familiares, livros e internet. Em casa, a aluna Nickole Ramos entrevistou o avô. Curiosa, ela perguntou sobre as formas que ele brincava e descobriu que era comum as crianças confeccionarem seus próprios brinquedos. “Não havia vídeo game, televisão. Era tudo diferente. E ele fez junto comigo e minha prima este “petecão”. Foi uma experiência muito legal conhecer um pouco da história do meu avô”, diz.

A peteca feita por Nickole dividiu a atenção com outros brinquedos feitos em casa pelos alunos. Nas rodas de conversa, eles compartilharam suas experiências, aprenderam tradições familiares e o passo a passo de cada jogo. “A peteca vem da cultura indígena. Não se sabe o tempo certo que a criaram. Eles faziam com pena de galinha, pedras e tecido”, explica a aluna Allane Mariana da Costa.

Segundo a diretora Elena Mineko Matsudo, a correria é sinônimo de saúde. “Jogar peteca traz muitos benefícios à saúde porque faz com que a criança seja menos sedentária”.

Educador Nota 10

Com a iniciativa, Rosangela ficou entre os 20 professores classificados para o Prêmio “Educador Nota 10” da Fundação Victor Civita, sendo o único projeto representante da disciplina de Educação Física. Ela foi contemplada com um tablet.

“Trabalhar o projeto Ressignificando a Peteca na Escola foi uma oportunidade para resgatar as minhas experiências de infância, socializá-las com os alunos ensinando novas maneiras de se exercitar, brincar e fazer novos amigos”, conta Rosangela.

A educadora Mara Elizabeth Mansani da E.E. Professora Laila Galep Sacker, em Sorocaba, ficou entre os dez primeiros colocados com seu projeto de alfabetização por meio das lenga-lengas. Conheça aqui sua história na íntegra.