• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 10/11/2015
Pais e Alunos

Projeto econômico de captação de chuva criado por estudantes de Birigui é premiado

Alunos e equipe foram campeões da fase estadual do prêmio Gestão Escolar

Os alunos da E.E. Antonio Kassawara Katutok, em Gabriel Monteiro, em Birigui, sempre dividem as tarefas. Os estudantes do Ensino Médio estão à frente de projetos como a instalação de um sistema econômico e ecológico de capitação de água. Os jovens receberam o primeiro lugar do Prêmio Gestão Escolar – etapa paulista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Organizado pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), o concurso, em parceria com a Educação, tem o objetivo de valorizar e motivar escolas públicas do país na prática da gestão democrática e de qualidade. No caso da Kassawara Katutok, as turmas do Ensino Médio, além de criar um novo sistema, utilizam a água na irrigação da horta escolar e de um bosque que os próprios estudantes plantaram.

A ação não para por aí. Os produtos da horta são utilizados na merenda e as cascas e sobras são reaproveitadas como adubo. Antes, porém, os alunos passam de sala em sala para mostrar a quantidade de comida desperdiçada diariamente e alerta para o problema. Desde quando começou, o nível diminuiu de forma drástica na escola.

Além do meio ambiente, a leitura também ganhou atenção especial. As iniciativas incluem apresentação com alunos do Ensino Fundamental de teatro e dança, a partir de textos famosos, e a instalação de “geladeiras estantes” na rodoviária da cidade para empréstimo de obras.