segunda-feira, 08/06/2015
Ler e Escrever

Projeto incentiva alunos a visitar e contar histórias para idosos

Iniciativa acontece no município de Nova Castilho

Pensando em uma maneira de melhorar a leitura dos alunos, os professores da Sala de Leitura da E.E. José Antônio de Castilho, localizada em Nova Castilho, município de São Paulo, desenvolveram o projeto “Doutores da Alma”. A iniciativa, que acontece desde 2013, tem estimulado os alunos do Ensino Médio da unidade a desenvolver questões ligadas à solidariedade e respeito com os idosos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Vestindo jaleco e com rosto pintado, os alunos visitam mensalmente à residência de integrantes da comunidade e asilos da região para ler poemas, poesias, reflexões e parábolas aos idosos, pessoas doentes ou que apresentam alguma deficiência física ou afetiva. “Nós pegamos um grupo de alunos para trabalhar. Eles escolhem as poesias nas aulas de arte e educação física”, conta Valdimar Mazero, coordenadora da unidade de ensino.

Toda a iniciativa acontece sob a supervisão de toda a equipe gestora da unidade de ensino, em especial dos professores da Sala de Leitura Claudinei Molinari e Giseli Carolina Sinhorini, além da coordenadora da escola. “Eles atuam como ‘doutores da alma’ no sentido de difundir a magia da leitura para os idosos”, afirma Giseli.

Uma das participantes, Carolaine Vieira da Silva acredita na difusão de sabedoria por meio do projeto. “A iniciativa foi boa tanto para mim, quanto para todos os cidadãos da região, pois levamos cultura, informação e alegria aos idosos. Muitos deles não liam com frequência e, com esse projeto, passaram a ler”, afirma.

“Na minha opinião o projeto foi muito importante, pois melhorou minha leitura, escrita, timidez e também a forma de observar os idosos. Hoje eu ajudo as pessoas, penso de maneira diferente. Posso dizer que sou outra pessoa graças a esse projeto”, afirma José Paulo Moraes Duran.

“Eles desenvolvem solidariedade e o respeito entre eles mesmos. Comentam que vão sentar com os próprios avós para ouvir suas histórias e conversar. E isso também tem os ajudado a melhorar o convívio entre a família”, revela Valdimar.

Espaços gratuitos para a leitura

Livros, jornais, folhetos, catálogos, vídeos, DVDs, CDs, orientações para pesquisa e letramento informacional. É com toda essa gama de material que os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) contam, em um espaço pedagógico de trabalho interdisciplinar que incentiva a leitura e apoia o currículo escolar.

No total, mais de 3 mil escolas estaduais já possuem Sala de Leitura. O interessado em saber mais sobre o projeto pode conferir uma página exclusiva feita pela Educação para as Salas de Leitura. Nela, estão disponíveis vídeos, notícias e todos os números do programa, que só tende a crescer.

Atualizada em 09/06/2015 às 12h09.