• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 15/09/2004
Últimas Notícias

Projeto Jornal Escola completa 10 anos de atividades em Louveira

Utilizar os meios de comunicação como processo educativo nas escolas estaduais, era uma proposta tímida, em 1994, quando a Diretoria de Ensino estabeleceu uma parceria com o Jornal de Jundiaí. […]

Utilizar os meios de comunicação como processo educativo nas escolas estaduais, era uma proposta tímida, em 1994, quando a Diretoria de Ensino estabeleceu uma parceria com o Jornal de Jundiaí.

O trabalho começou com apenas cinco escolas e, em 10 anos de atuação, o número saltou para 123 escolas, sendo 37 delas estaduais.

Assim surgiu Projeto “JJ na Educação”, com o objetivo de incentivar a leitura nos Ensinos Fundamental e Médio, desenvolver o senso crítico e promover a atualização dos alunos das escolas estaduais da região que participam do projeto.

O 10º aniversário da parceria bem sucedida será comemorado, nesta quinta, dia 16, no Hotel Estância Santa Mônica, a partir das 9h.

Estima-se que, ao longo desses anos, 105 mil alunos tenham acompanhado o projeto nas instituições escolares de Jundiaí e em mais sete cidades da região: Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Itatiba, Várzea Paulista, Vinhedo, Louveira e Francisco Morato. Já os profissionais da educação envolvidos com o projeto contabilizam cerca de 20 mil. Apenas neste segundo semestre de 2004, cerca de mil educadores aderiram ao projeto em sala de aula.

O projeto “JJ na Educação” promove, semanalmente, oficinas educativas com informações da produção e funcionamento de um jornal.

De acordo com o professor Fernando Bandini, responsável pelo projeto nas escolas, o sucesso se dá em virtude da facilidade de acesso do jornal e sua adequação em qualquer linha pedagógica. “Sempre há espaço para jornais nas salas de aula e, com isso, difundimos o jornal como meio de educação e informação; visto que os alunos ainda podem conhecer a região onde vivem”, disse.

Baldini monitora e coordena as atividades, percorre as escolas, mostra o universo jornalístico aos estudantes e oferece informações adicionais sobre o veículo de comunicação impressa.

O Dirigente Regional de Ensino, Onofre Martins, esclarece que a cada trimestre os alunos das Escolas Estaduais de Jundiaí e Região, distribuídos em grupos, assinam uma página do jornal, reservada especialmente para eles, frisando que muitas escolas começaram, efetivamente, a produção de seus jornais de circulação interna, a partir do desenvolvimento do projeto JJ na Educação.

Luciane Salles