• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 18/08/2016
Boas Práticas

Projeto para combater o Aedes mobiliza escolas de Ribeirão Preto

Ação foi realizada pela Diretoria de Ensino do município do interior paulista

As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, dengue, chikungunya e zika, foram a grande preocupação da população brasileira no início de 2016. Para se ter uma ideia, somente nas três primeiras semanas do ano, houve um aumento de 48% dos casos no país em relação ao mesmo período no ano de 2015, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. E pensando no bem-estar dos alunos, professores e toda a população do município de Ribeirão Preto, a Diretoria de Ensino da região realizou uma mega campanha de conscientização.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Entramos em contato com a Secretaria de Saúde de Ribeirão com o objetivo de trazê-los para ministrar palestras sobre o tema aos professores de ciências de nossas escolas. Gravamos cada palestra e os educadores participantes levaram um CD para poder desenvolver a ação dentro da escola, com outros professores e demais funcionários. Profissionais do Escola da Família também participaram”, revela Flávia Denise Cardinali Mendes da Cunha, professora coordenadora de Ciências do Núcleo Pedagógico.

Logo após a capacitação dos professores, foi a vez dos estudantes entrarem no projeto. Com a supervisão dos educadores, eles fizeram checklists com ações a serem desenvolvidas no período. “Uma vez por mês, durante três meses, os alunos observavam os lugares com foco do mosquito em casa. A ideia era a de criar um hábito de conscientização neles”.

Também foram criados grupos, responsáveis por fiscalizar áreas dentro da escola que poderiam se tornar possíveis focos do mosquito. “Também promovemos um concurso de cartazes contra o Aedes. Cada escola de nossa Diretoria selecionou um finalista. Com isso selecionamos três vencedores para o Ensino Fundamental e três para o Ensino Médio”, afirma a professora.

“Praticamente todos os professores desenvolveram a ação em suas escolas. Houve também um envolvimento muito grande de toda a sociedade e, com isso, pudemos mobilizar e conscientizar todos sobre a importância de prevenir locais de proliferação do mosquito”, concluiu Flávia.