• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 26/07/2017
Boas Práticas

Projetos da 4ª Edição da Feira de Ciências para se inspirar

O ex-aluno, Felipe Augusto, visitou escola para conhecer experiência dos alunos que participaram

O ex-aluno da rede e repórter da Educação, Felipe Augusto, foi até a E.E. Maria Dolores Veríssimo Madureira, de São José dos Campos, para conhecer dois projetos que participaram da 4ª edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais (FeCEESP).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A aluna Poliana Hilário desenvolveu uma embalagem biodegradável a partir da casca da banana. O material que seria descartado virou uma embalagem de baixo custo e fácil produção, já que a aluna usou também alho, manjericão, orégano e canela em pó. Clique para ver o vídeo e conhecer mais sobre o projeto.

“Eu sempre tive o sonho de fazer algum projeto que fosse totalmente inovador e que beneficiasse o meio ambiente, e que esse projeto fosse reconhecido de qualquer forma possível”, disse Poliana. E o sonho se tornou realidade: o projeto ficou em terceiro lugar na Feira de Ciências.

Já os alunos Victoria Maciel e Thiago Silva também encontraram serventia na casca de outra fruta fácil de ser encontrada em casa. Eles descobriram um método alternativo para extração do Limoneno, substância presente na casca de laranja. Clique para ver o vídeo e conhecer mais sobre o projeto.

A substância é utilizada em grande escala em indústrias de cosméticos, tintas e vernizes entre outras aplicações, mas as formas convencionais de extração não são lá muito caseiras. “Acredito que a nossa ideia possa ser muito útil porque pode ser feito e replicado em qualquer laboratório, de qualquer escola”, disse Victoria.