sexta-feira, 26/09/2014
Pais e Alunos

Em Brasília, propostas de alunos são aprovadas e podem evoluir para projeto de lei

Estudantes participaram do Parlamento Jovem Brasileiro e vivenciaram a rotina de deputados federais

Onze propostas apresentadas por estudantes do Estado de São Paulo no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), sendo cinco de escolas estaduais, podem evoluir para projetos de lei.

As ideias que transitam entre direitos do consumidor, educação e meio ambiente foram avaliadas por comissões na Câmara dos Deputados, em Brasília, como parte do Parlamento Jovem Brasileito, que proporciona, ao longo de cinco dias, a vivência legislativa aos estudantes.

Os projetos foram votados e aprovados por jovens das 27 unidades federativas e agora ficam disponíveis para consulta dos deputados federais que poderão incluí-los em pautas oficiais na Câmara e elegê-los como projetos de lei.

– Conheça aqui a lista com todos as propostas

Isabela Domingues de Souza, aluna da última série do Ensino Médio na E.E. Professora Corina Caçapava Barth, em Itapetininga, no interior paulista, é uma das deputadas jovens que defendeu um projeto. Seu objetivo como parlamentar foi o de garantir a divulgação de informações sobre direito do consumidor em veículos alternativos.

“Além de aprender na prática as obrigações de um deputado, lidamos com culturas, opiniões e pessoas completamente diferentes. Isso nos possibilita uma bagagem ainda maior somada ao conhecimento das leis e funcionamento da rotina da Câmara dos Deputados. É um aprendizado que levarei para toda a minha vida”, diz.

Sobre o Parlamento Jovem

O programa Parlamento Jovem Brasileiro foi criado pela Câmara dos Deputados, em 2004, com a intenção de inserir estudantes de todo país na discussão de políticas públicas. Para concorrer a uma cadeira como parlamentar, os jovens a partir da 2ª série do Ensino Médio se inscrevem com projetos autorais nos segmentos da saúde, meio-ambiente, segurança pública, economia e educação. São selecionados 78 pessoas para assumir posto de deputados jovens com as ideias que tenham maior representativa social.