• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 12/03/2018
Ensino Fundamental

Prorrogadas as inscrições para o Parlamento Jovem Paulista

Novo período segue até a próxima sexta (16); estudantes devem encaminhar trabalho em forma de Projeto de Lei para a ALESP

As inscrições para o programa Parlamento Jovem Paulista foram prorrogadas. Os jovens têm até a próxima sexta-feira (16) para preparar um trabalho na forma de projeto de lei, conforme orientações do manual do candidato, e procurar a diretoria da escola em que estuda. Os 47 selecionados pelo concurso serão deputados por dois dias e vivenciarão o dia a dia de uma casa legislativa.

– Clique aqui para acessar o Manual do Candidato

Ex-aluna da rede estadual de ensino, Raphaele Godinho participou do Parlamento Jovem Paulista em 2016, quando tinha 16 anos, e sugeriu a concessão de bolsas de estudos de inglês ou espanhol em instituições privadas de ensino de idiomas para alunos de baixa renda e rendimento escolar satisfatório matriculados em escolas públicas.

“Foi minha primeira experiência com o processo legislativo. Gostei muito de conhecer os jovens de outras regiões paulistas, além de aprender a escrever leis e entender sobre votações de chapas”, ressalta a ex-aluna.

A estudante da região de Mairinque, no interior do Estado, se interessou tanto pelas atividades que, em seguida, integrou o Parlamento Jovem Brasileiro e hoje é parlamentar jovem no Mercosul, cargo bianual em que representa as delegações nacional e de São Paulo.

Diferente dos anos anteriores, a edição deste ano apresenta uma novidade: os jovens participarão das comissões da Assembleia ligadas ao tema do projeto de lei que elaboraram. “Os estudantes passarão a manhã discutindo assuntos da proposta, o que os aproxima à realidade sobre o tema. Em seguida, participam das atividades no plenário da casa legislativa”, explicou um dos coordenadores do projeto, Rodrigo Tritatepe.

Cronograma

Estudantes com idade entre 14 e 21 anos e que estejam cursando o 9º ano dos ensinos FundamentalMédio ou Técnico podem participar do programa. A Alesp divulgará os 47 selecionados em 2 de abril. Nos dias 26 e 27 de abril, os mesmos serão recebidos na casa legislativa, passando por eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei e tramitação nas comissões até o momento em que a proposta se torna lei. Ao final do processo, haverá uma sessão especial do Legislativo dirigida pelos 47 jovens parlamentares.