• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 08/11/2016
CEL

Alunos do CEL ainda podem fazer teste de proficiência da Universidade de Cambridge

Prazo foi prorrogado até o dia 12 de novembro

Os mais de 11 mil alunos matriculados nos Centros de Estudos de Línguas (CEL) da Educação têm até o dia 12 de novembro para fazer a prova online do Cambridge English Language Assessment, departamento da Universidade de Cambridge responsável por avaliações de proficiência da língua inglesa e formação de professores.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A prova deve ser feita por meio das salas do Acessa Escola. A turma que tiver a maior taxa de adesão coletiva ao teste terá o aluno com o melhor resultado premiado com uma viagem à Universidade de Cambridge, a mesma onde Charles Darwin, Stephen Hawking e Isaac Newton estudaram. Todos os custos com passagem, alimentação, traslado, hospedagem e seguro de viagem serão pagos pela parceria. Cerca de 200 professores também terão a oportunidade de conhecer a ferramenta de avaliação.

A ação faz parte de uma parceria entre a Educação com a instituição inglesa inédita na América Latina e que faz parte de um programa global de consultoria do departamento para alavancar o ensino da língua na rede estadual paulista.

Sobre a prova

O teste, piloto da versão online do Cambridge English Benchmarking Test, identifica as habilidades em gramática, leitura e conversação e utiliza o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) como modelo internacional para avaliar os padrões linguísticos. A avaliação é online e será dividida em três partes: Listening, Use of English e Reading. O teste base tem o mesmo nível inicial para todos os participantes e, com base nas respostas de cada um, ele se torna progressivamente mais fácil ou mais difícil de acordo com o que aponta o nível de inglês identificado e, posteriormente, testado.

Com os resultados, professores e diretores dos CELs poderão ter um diagnóstico mais completo do nível de proficiência dos alunos. Os dados individuais são confidenciais e serão computados pela equipe de Cambridge English, departamento com mais de 100 anos de experiência e presente em 130 países. Assim, será possível nos próximos semestres planejar ações e intervenções nas unidades, o que poderá fomentar futuros projetos de fortalecimento do inglês na esfera pública.

Jovens aprendem a falar japonês e alemão no CEL

Os Centros de Estudo de Línguas da Educação já são sucesso na rede estadual paulista. Foi por meio do programa que o aluno Leonardo Souza Pinto, de 16 anos, aprendeu a falar alemão. Sem saber nada da língua, o aluno se dedicou ao máximo para poder aprender o idioma, um dos mais importantes do planeta. Saiba mais aqui.

As aulas no programa também renderam aos jovens Clayton Soares da Silva, de 16 anos, e Monica Mai Furusawa, de 15, uma experiência incrível fora do país. No mês de junho, os dois alunos foram selecionados para um intercâmbio no Japão. Para participar, os estudantes tiveram que provar que falavam bem a língua do país oriental. Saiba mais aqui.