sexta-feira, 17/10/2014
Saresp

Provas do Saresp movimentarão mais de 2 milhões de alunos de São Paulo

Avaliação será aplicada nos dias 11 e 12 de novembro

Entre os dias 11 e 12 de novembro, mais de 1,3 milhões de alunos do 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual farão as provas do Saresp 2014.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Nesta edição, serão avaliados os conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Física e Química), além de redação. Os resultados são utilizados para orientar as ações da Secretaria da Educação e também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).

As notas serão divulgadas no primeiro semestre de 2015.

O que é o Saresp?

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo é aplicado, desde 1996, com a finalidade de produzir um diagnóstico da escolaridade básica paulista. Neste ano, mais 800 mil estudantes das redes particulares, SESI e Centro Paula Souza também participam da prova, totalizando 2,1 milhões de inscritos.

No ano passado, o Saresp foi ampliado também para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, graças à nova meta de alfabetização aos 7 anos, um ano a menos que o estipulado pelo Brasil, que define a idade certa a partir dos 8 anos.

Adesão das redes particulares e municípios

O Saresp é aberto também à participação das redes municipais e escolas particulares por meio de adesão. Com a parceria, as provas aplicadas nas unidades administradas pelos municípios também são custeadas pelo Governo do Estado. Nesta edição, todas as 645 cidades paulistas terão representantes. Serão 3.419 escolas da rede municipal, 39 particulares, 112 do SESI e 190 do Centro Paula Souza. Em relação a 2013, houve um aumento de 7,2%.