• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 13/02/2012
Últimas Notícias

Qual a função de um Agente de Organização Escolar? Veja a importância deste profissional

Com o anúncio de concurso para a contratação de quase dez mil novos servidores para o cargo, conheça mais sobre as atividades desse importante servidor Quase dez mil pessoas devem […]

Com o anúncio de concurso para a contratação de quase dez mil novos servidores para o cargo, conheça mais sobre as atividades desse importante servidor

Quase dez mil pessoas devem começar, em breve, a trabalhar nas escolas estaduais como agentes de organização escolar. Para aqueles que não o conhecem, o agente de organização é um profissional presente em quase todas as atividades do cotidiano escolar.

Dar suporte às atividades realizadas pela secretaria da escola é uma das atribuições do cargo. Foi nesta função que Bethoven Justino Campos da Silva, hoje gerente de organização escolar, se encontrou.  Silva ingressou como temporário em 2008, mas foi efetivado ao passar em um concurso público para o cargo, realizado em 2009. “Sempre me interessei pela área administrativa. Na secretaria da escola, comecei a cuidar de assuntos ligados a vida funcional dos professores, como licenças, benefícios e outros”, conta o agente, que hoje trabalha na E.E. Professora Philomena Baylão, na zona norte da capital.

Silva conta que, depois de dois anos como agente de organização, foi promovido, em 2011, a gerente da área. “O cargo requer muita responsabilidade e atenção o tempo todo”, declara. Nas atribuições do novo cargo, Silva deve coordenar os demais agentes, que cuidam do atendimento da comunidade e da movimentação dos estudantes dentro da escola, entre outras tarefas.

Dentro da escola, o agente de organização ainda é o responsável por orientar os estudantes sobre as normas de comportamento, além de contribuir para a integração entre escola e comunidade. Outras atribuições, como atender à comunidade escolar, atualizar arquivos cadastrais, colaborar no desenvolvimento da proposta pedagógica da escola, informar à direção da escola sobre a conduta dos alunos e comunicar ocorrências, também fazem parte do dia a dia deste servidor.

 

 

 

Leia também:

Secretaria da Educação abre inscrição para concurso de Agente de Organização Escolar

Candidatos: Vejam instruções para o concurso de agente de organização