• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 24/02/2017
Pais e Alunos

Conheça filmes brasileiros que já receberam indicação ao Oscar

Produções concorreram nas categorias “Melhor filme estrangeiro”, “Animação” e “Curtametragem”

A estreia do Brasil na maior premiação de cinema do mundo aconteceu em 1945, quando a composição “Rio de Janeiro”, do brasileiro Ary Barroso, foi indicado para melhor canção original pelo filme norte-americano “Brazil”. Mas foi em 1963 que um filme nacional deu o ar da graça no tapete vermelho. “O Pagador de Promessas” concorreu na categoria Melhor Filme Estrangeiro, mas não levou a estatueta.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Em clima de aquecimento para a premiação dos melhores de 2017, que acontece no próximo dia 26 de fevereiro, a Educação fez uma lista com cinco filmes brasileiros que receberam indicação no Oscar. Confira:

O Pagador de Promessas

Lançado em 1962, o drama foi escrito e dirigido por Anselmo Duarte e baseado na peça teatral de Dias Gomes. Concorreu ao Oscar em 1963, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e, apesar de não ter levado a estatueta, se consagrou o único filme brasileiro a conquistar a Palma de Ouro do Festival de Cannes. No filme, Zé do Burro é um homem humilde que enfrenta a Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé de carregar uma pesada cruz por um longo percurso.

O quatrilho

O segundo filme brasileiro indicado ao Oscar retrata a vida de dois casais muito amigos, que passam a dividir a mesma casa, com o tempo, a esposa de um se interesse pelo marido da outra e eles decidem fugir para começar uma vida longe dali.

Uma história de futebol

O curta conta histórias da infância do Rei do futebol. Zuza, companheiro de pelada, relembra as façanhas do menino Pelé nos campos de terra de Bauru. O filme concorreu ao Oscar em 2001 na categoria de curtametragem de ficção em “live action” (filmado com atores).

O Menino e o Mundo

Animação brasileira de 2013, escrita e dirigido por Alê Abreu. O filme já foi vendido para mais de 80 países e concorreu na categoria de melhor animação no Oscar do ano passado. Conta a história de Cuca, um menino que vive em um mundo distante. Certo dia, ele vê seu pai partir em busca de trabalho deixando-o sozinho, triste e angustiado. Numa noite qualquer, o vento arromba a janela do quarto e carrega o menino para um lugar distante e mágico.

Atualizada em 01/03/2017 às 12h09