segunda-feira, 25/04/2016
Pais e Alunos

Quer ser parlamentar em Brasília por um dia? Inscreva-se no Programa Parlamento Jovem

Onze estudantes de SP têm a chance de apresentar projeto de lei na Câmara dos Deputados

Os estudantes do Ensino Médio da Educação do Estado que tenham sugestões para mudar o país já podem se inscrever no Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2016. Ao todo, serão 78 representantes de Estados, sendo 11 deles de São Paulo, que terão a chance de viver por cinco dias a rotina de um congressista. Os indicados terão espaço no plenário da Câmara dos Deputados para apresentar um projeto de lei e simular uma votação. As inscrições vão até 10 de junho.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os alunos interessados precisam preencher uma ficha de inscrição e participar de um minicurso para aprender a elaborar um projeto de lei. As informações estão disponíveis no site da Câmara. O formulário e o projeto devem ser entregues ao professor coordenador da escola, que encaminhará à Diretoria Regional de Ensino. São avaliados pela comissão julgadora o conteúdo dos trabalhos, a importância e o ineditismo da proposta.

O interessado pode encontrar mais informações na seção 3 do Manual de Procedimentos. Além disso, os participantes ainda podem tirar todas as dúvidas pelo telefone (11) 3351-0105 ou por meio do e-mail do coordenador do Parlamento Jovem Brasileiro na Educação, Sergio Luiz Damiati: sergio.damiati@educacao.sp.gov.br.

Sobre o programa

A ideia é que os candidatos – de 16 a 22 anos – aprendam sobre os processos legais e como elaborar projetos que visam o bem estar da sociedade. Os autores selecionados ficarão em Brasília, no segundo semestre, com todos os custos de passagem e hospedagem pagos pela Assembleia. Eles participarão de debates e votação da casa.

Entre os vencedores da rede estadual paulista nas últimas edições estavam iniciativas que incluíam desde a doação de próteses capilares a mulheres em processo de quimioterapia, até a criação de creches para idosos.