quarta-feira, 08/02/2017
Pais e Alunos

Reeducandas recebem qualificação e pintam escola estadual

Projeto Via Rápida Expresso oferece curso de pintura a 1.225 reeducandos, em 48 escolas da rede

Quarenta e oito escolas estaduais receberam seus alunos com uma “cara nova”. A tarefa, realizada por 1.225 reeducandos que cumprem hoje o regime semiaberto e foram selecionados para receber qualificação profissional por meio do Programa Via Rápido Expresso, oferece aulas práticas em equipamentos públicos. A ação é uma parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Secretaria de Estado da Educação (SEE). Na primeira etapa foram contemplados 36 municípios paulistas, desde a capital até o extremo oeste do Estado.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Durante todo o período de férias escolares nós recebemos reeducandos que passam por um processo de aprendizagem, dentro do sistema carcerário, que vieram fazer a repintura da escola”, esclarece a dirigente regional de ensino Rosangela Aparecida de Almeida Valim.

Os cursos possuem dois módulos, divididos em 25/horas de aulas teóricas e 75/horas de práticas. Os municípios foram escolhidos de acordo com a demanda de reeducandos na região. Na rede estadual, sempre nos meses que antecedem a volta às aulas, a Secretaria da Educação organiza aulas práticas de manutenção e limpeza nos prédios.

“A experiência é diferente, mas é boa, porque a gente trabalha com pessoas que estão fora do lugar em que estamos. E a cada dia que passa aprendemos com o próximo, por isso a gente trabalha em equipe”, explica Lais Aparecida Cordeiro da Costa, que é reeducanda do CPP Butantan.

Para o coordenador de Reintegração Social da SAP, Mario Rogério Bitencourt, a iniciativa é ótima para o reeducando, pois, além de ele aprender uma profissão, também terá um diploma que lhe dará a oportunidade de trabalhar. Segundo ele, “isso [a oportunidade de conquistar emprego] é essencial para a reintegração social”, explica.

No ano passado, foram pintadas 42 escolas estaduais em todo o Estado. O sucesso da iniciativa garantiu a sua ampliação em 2017. Para o semestre desse ano, há previsão de novas pinturas em mais 48 unidades escolares.

Sobre o Via Rápida Expresso

O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI) que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime de semiliberdade e trabalhadores desempregados. Em 2016, a iniciativa ofereceu 10.000 vagas para o Via Rápido Expresso e outras 10.000 vagas para o Via Rápida Econômico. A Pasta também conta com o Via Rápida Emprego, que já qualificou profissionalmente mais de 230 mil pessoas em todo Estado.