• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 31/08/2017
Ensino Fundamental

“SuperDialogus” é o nome da mascote eleita do Projeto Gestão Democrática

Desenho criado por aluna de Hortolândia foi escolhido; mais de 8 mil desenhos foram criados

O concurso para a escolha de uma mascote para o Projeto Gestão Democrática chegou ao fim. Estudantes de todo o Estado ajudaram a escolher, por meio de uma votação popular, uma mascote oficial para o programa. Isabelly de Freitas Lesse, da E.E Professora Paulina Rosa, de Hortolândia, foi anunciada como a vencedora em evento realizado na Secretaria Estadual da Educação nesta quinta-feira (31).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Representando a Super Força da Gestão Democrática, “SuperDialogus” é o nome da nova mascote. Em formato de um balão de diálogo, a mascote foi idealizada segurando uma lupa, simbolizando a transparência, e o holograma de um livro, como representação da educação e políticas públicas educacionais. “O formato de holograma é como se, por meio do diálogo, possa-se emitir uma super força, gerada pela união de todos os envolvidos no processo e que têm o ‘poder de unir esforços’ e fazer a Gestão Democrática acontecer na escola”, justifica a aluna.

Também compõem o pódio as estudantes Gabrielli Rodrigues, da E.E Comendador Pedro Morganti, de Rincão, e Melyssa Cezario Lima, da E.E João Antonio Rodrigues, de Atibaia, em segundo e terceiro lugar respectivamente. Isabelly, Gabrielli e Melyssa ganharão bicicletas, passaportes de visitas a museus e kits de livros. Todos os alunos e professores finalistas receberão kits com livros e certificados de participação.

Mais de 8 mil desenhos inscritos

Ao todo, foram produzidos quase 8 mil desenhos, com a participação de mais de 15 mil alunos. Além do desenho, os candidatos elaboraram um texto sobre o conceito da obra e um ‘Diário de Bordo’, com o registro das etapas do processo de criação. Uma comissão de especialistas ficou responsável pela escolha dos finalistas dentre os 164 trabalhos enviados pelas diretorias de ensino. Foram avaliados quesitos de criatividade, originalidade e relação com o tema. Por fim, nove modelos de mascote disputaram a final.

Parceiros da Educação

Para a premiação do concurso, a Secretaria da Educação contou com importantes parcerias, como a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Aequivo Público do Estado, Microsoft, Editora Panini, Editora Melhoramentos, Parque da Mônica e Paulo Von Poser.

Sobre o Projeto Gestão Democrática

Criado em 2016, o projeto Gestão Democrática tem como foco dialogar com todos os membros da comunidade escolar e modernizar a legislação do Grêmio Estudantil, Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres. A primeira ação foi a elaboração de um questionário, cuja participação chegou a meio milhão de pessoas. Neste ano, entre maio e junho, as escolas em todo o Estado tiveram a chance de avaliar a própria realidade e propor soluções em encontros locais.

Atualizada em 01/09/2017 às 18h44