• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 27/11/2014
Sociedade

Sábado (29) é o último dia para visitar exposição sobre prédio Caetano de Campos

Prédio abrigou escola onde estudaram Mário de Andrade e Cecília Meireles; entrada é gratuita

Até sábado (29), os admiradores de arte e arquitetura podem conferir a mostra “Ramos de Azevedo e a Escola Caetano de Campos”. A exposição está em cartaz no Arquivo Histórico de São Paulo e conta curiosidades do prédio Caetano de Campos, localizado na Praça da República, que abriga hoje a sede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o prédio é um dos símbolos da educação brasileira por registrar o funcionamento, até o ano de 1978, da Escola Caetano de Campos, onde estudaram Sérgio Buarque de Hollanda, Francisco Matarazzo, Mário de Andrade e Cecília Meireles.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Além dos nomes de imortalizados na literatura nacional, o imóvel também impactava pelo tamanho: 225 janelas, 86 metros de largura e 37 metros de profundidade nos pavilhões laterais.

Uma maquete reproduz as dependências do complexo escolar tal como era no final do século XIX, hoje tombado como bem cultural do Estado e do Município de São Paulo. A réplica inclui dois pavimentos, com o anfiteatro que mais tarde seria substituído por um auditório, ginásio de esportes e o prédio do Jardim de Infância, que foi demolido no final da década de 1930 para a passagem da Avenida São Luís.

No espaço também estão expostos objetos criados pelo arquiteto Ramos de Azevedo. Ente os destaques está uma carteira escolar, primeira peça do design do Brasil, recriada para a exposição. Uma sala de aula com mesas e cadeiras da época. Uniformes e cartilhas usadas por alunos no início do século passado compõem o acervo. Também serão exibidos filmes e documentários com funcionários e alunos da antiga escola.

Serviço:
Mostra “Ramos de Azevedo e a Escola Caetano de Campos”
Local: Praça Coronel Fernando Prestes, 152 – Luz
Data: Até 29 de novembro (segunda a sábado, das 9h às 17h)
Entrada gratuita