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quarta-feira, 03/02/2016
Pais e Alunos

Se você é aluno imigrante saiba como fazer a sua matrícula na rede

As aulas começam dia 15 em todo o Estado

Famílias de imigrantes com filhos em idade escolar podem procurar uma das 5 mil unidades da rede estadual e garantir a matrícula deste ano letivo. Para fazer a inscrição, os interessados devem procurar uma unidade de ensino mais próxima e apresentar um documento de identidade como passaporte ou Registro Nacional de Estrangeiro.

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Caso o aluno não tenha histórico escolar, as equipes gestoras e pedagógicas podem aplicar uma prova para identificar o ciclo ideal para matrícula. Com o intuito de melhor atender a demanda de estrangeiros da rede a cada ano, a Educação  mantém o Núcleo de Inclusão Educacional. O grupo é responsável por definir diretrizes para a recepção e adaptação destes alunos. Além disso, algumas escolas também oferecem aulas de português para imigrantes, aos finais de semana, por meio do Programa Escola da Família.

Somente em 2015, a Educação registrou a presença de 8 mil estudantes nascidos ou vindos de outros países, maioria da América do Sul como Bolívia e Argentina. Mas outros países também estão na lista como Síria, Líbia e Haiti.

Volta às aulas

Em 2016, o ano letivo na rede estadual tem início marcado para 15 de fevereiro. Na data, recomeçam as atividades das classes de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Jovens e Adultos (EJA) do Estado. O calendário publicado em Diário Oficial define para o mês de julho o recesso do meio do ano.