• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 13/12/2002
Últimas Notícias

Secretaria capacita professores no II Fórum de Ensino de Arte

O Ensino de Arte para alunos de 1ª a 4ª série volta à rede pública estadual em 2003. O objetivo da Secretaria de Estado da Educação é reintroduzir a disciplina, […]

O Ensino de Arte para alunos de 1ª a 4ª série volta à rede pública estadual em 2003. O objetivo da Secretaria de Estado da Educação é reintroduzir a disciplina, de uma forma que deixe de ser vista como lazer e passe a ser entendida pelos educadores e alunos como área de conhecimento e linguagem. Para isso, está capacitando os professores através de fóruns. Nesta semana, foi realizado o II Fórum de Ensino de Arte, nos dias 12 e 13 de dezembro, em São Paulo.

Durante os dois dias do evento, coordenadores, dirigentes, diretores, assistentes técnicos-pedagógicos e professores receberam as primeiras capacitações através de palestras, oficinas, relatos de experiências e atividades desenvolvidas para dar sustentação ao trabalho que será realizado, em sala de aula, a partir do próximo ano.

“Os fóruns que a Secretaria está desenvolvendo fazem parte da nova mentalidade que estamos implantando na rede: a democratização nas escolas. Acreditamos que, para fazer uma escola cidadã, temos que trabalhar juntos. Para isso, queremos escutar professores, pais e alunos. Quanto mais reunirmos informações a respeito, quanto mais conversarmos com as pessoas envolvidas, menos erramos. Essa é a nossa filosofia de trabalho”, afirmou o secretário adjunto, Fábio Sabba, durante a abertura do Fórum.

“Essa iniciativa é enriquecedora. Além de incentivar o crescimento profissional, a Secretaria está valorizando o educador”, diz a professora Neuseli Alves de Miranda Camargo, de Apiaí. Para a assistente técnico-pedagógica de arte de Santo André, Marcia Inês Fernandes Baltazar, o fórum também é válido. “Aqui, trocamos experiências com outros profissionais, além de sanarmos as principais dúvidas sobre as aulas”, afirma a assistente. “Os alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental têm uma grande facilidade em trabalhar estas habilidades. Vai ser muito positivo ter um profissional especializado para atender esta demanda”, afirma a professora Marcia Regina Crepaldi.

A partir do ano letivo de 2003, o Ensino de Arte será ministrado por professores da própria área e não mais pelos professores polivalentes. Hoje, os profissionais especializados da rede atendem apenas os alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio. O I Fórum de Ensino de Arte aconteceu em outubro e serviu para discutir as primeiras propostas para a capacitação.

Informações para Imprensa

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

ASSESSORIA DE IMPRENSA

(011) 3218 2063 / 2062 / 2020

imprensa@educacao.sp.gov.br

www.educacao.sp.gov.br