• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 10/03/2003
Últimas Notícias

Secretaria cria Bolsa-Universidade para alunos da rede pública estadual

O Bolsa-Universidade é um Programa pioneiro que vai oferecer uma bolsa de estudo para cerca de 25 mil alunos carentes em Faculdades e Universidades Particulares no Estado de São Paulo. […]

O Bolsa-Universidade é um Programa pioneiro que vai oferecer uma bolsa de estudo para cerca de 25 mil alunos carentes em Faculdades e Universidades Particulares no Estado de São Paulo.

Com apoio da Unesco e da Unicef, o Programa vai ampliar as oportunidades dos jovens que terminam o Ensino Médio na rede estadual de ensino. Em contrapartida, os alunos deverão realizar trabalho voluntário nos projetos aplicados nas escolas nos finais de semana.

O Bolsa-Universidade deverá ser lançado oficialmente no primeiro semestre deste ano e o Estado pagará metade do valor da mensalidade. A outra metade será paga pelas próprias instituições de ensino superior.  Os critérios estão sendo analisados por técnicos da Secretaria e representantes das Universidades.

De acordo com o Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, os alunos serão escolhidos por critério de renda. O valor ainda não foi estipulado.

A Secretaria pretende abrir as portas de todas as 6.1 mil escolas do Estado  nos finais de semana. O objetivo é de integrar as Unidades Escolares e a comunidade por meio de atividades artísticas, esportivas, culturais, entre outras. É uma ação decisiva no sentido de construir uma escola cidadã em que toda a sociedade passe a atuar na busca de uma escola pública de qualidade.

O Secretário Chalita, cita como exemplo o Programa Parceiros do Futuro que foi pioneiro nesse processo de abertura das escolas. A partir dele, hoje, cerca de mil unidades já desenvolvem voluntariamente algum tipo de ação nos finais de semana.

Para isso, os alunos vão aproveitar a experiência adquirida nas Universidades e Faculdades transmitindo seus conhecimentos para os estudantes e a população.

 

Luciane Salles