terça-feira, 24/09/2002

Secretaria de Estado da Educação realiza teleconferência nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, das 10 às 12 horas, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo realiza a terceira teleconferência que integra a abordagem pedagógica do […]

Nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, das 10 às 12 horas, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo realiza a terceira teleconferência que integra a abordagem pedagógica do Plano de Segurança nas Escolas, implantado em maio de 2002. Desta vez, o tema abordado será “Desejos animados: uma rede de talentos”. O objetivo é mostrar a importância do espaço escolar para o desenvolvimento de talentos, inclusive com a apresentação de números artísticos realizados por alunos da rede, e incentivar os educadores a implementar projetos que visem a descoberta e estímulo desses talentos.

Neste encontro estarão presentes o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Prof. Gabriel Chalita, o coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação ECA/USP, Prof. Ismar de Oliveira Soares (como conferencistas), alunos, educadores e diretores da rede estadual de ensino.

Durante a teleconferência haverá apresentação de quatro números artísticos realizados por alunos da rede estadual, além de matérias destacando projeto de unidade da zona norte que investe no desenvolvimento do talento de seus estudantes e depoimentos de artistas e de ex-alunos da rede cujos talentos foram descobertos e estimulados nas escolas. Os artistas falam da importância da arte para seu desenvolvimento pessoal e da relação arte/educação. Entre os artistas estão Arrigo Barnabé, Clarice Abujamra, Maurício Guilherme e Henrique Stroeter (Tíbio e Peronio).

A teleconferência será transmitida em canal aberto e os professores estarão sintonizados ao programa diretamente em suas escolas, participando por intermédio da formulação de perguntas aos conferencistas através do e-mail educar@tvcultura.com.br, do telefone 3874-3308 e ainda do fax 3874-3311. Os educadores da rede estadual para sintonizarem deverão seguir os seguintes informes: TPR/12 B 2, polarização vertical, freqüência 4190 mhz.

A primeira teleconferência ocorreu em 18 de junho com o tema “Vulnerabilidade do Adolescente”, e debateu a realidade da juventude e os desafios enfrentados hoje na educação dos jovens pelos educadores, pais e comunidade. A segunda teleconferência aconteceu no dia 18 de agosto e discutiu o tema “Professores e alunos: encontros, histórias, perspectivas…”, destacando os fatos ocorridos no mundo no primeiro semestre deste ano e que mobilizaram milhões de pessoas, interferindo e enriquecendo os projetos desenvolvidos pelas escolas e na formação dos alunos.

As próximas teleconferências deste ano irão abordar os temas “Família, comunidade e escola: onde nasce e cresce a cidadania” e “Ética na sala de aula: construindo lugares e pessoas”.

Data: 25 de setembro

Horário: 10 às 12 horas

Local: TV Cultura (Rua Cenno Sbrighi, 378, Barra Funda)