• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 18/03/2003
Últimas Notícias

Secretaria do Estado da Educação assina parceria com Bovespa

Serão distribuídos 6,2 mil kits educacionais em escolas da rede estadual A Secretaria de Estado da Educação fechou parceria com a Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa – […]

Serão distribuídos 6,2 mil kits educacionais em escolas da rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação fechou parceria com a Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa – para distribuir gratuitamente, em toda a rede oficial de ensino do Estado de São Paulo, 6,2 mil kits educacionais que contêm informações essenciais sobre o mercado de capitais brasileiro. A cerimônia de assinatura do termo de doação acontece nesta terça-feira, às 10h30, na escola Zuleika de Barros Martins.

Estarão presentes na celebração do acordo: o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita; o presidente da Bovespa, Raymundo Magliano Filho; o superintendente da Bovespa, Gilberto Mifano; a coordenadora da COGSP (Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo), Arlete Scotto; o coordenador da CEI (Coordenadoria de Ensino do Interior), Élcio Antônio Selmi; e a diretora da escola  Zuleika de Barros Martins, professora Wilma Zednik.

Os kits já estão sendo encaminhados para as escolas públicas, sendo que a distribuição será feita pelas 89 diretorias de ensino do Estado de São Paulo. Cada uma das 6,1 mil escolas receberá um kit e o restante ficará nas diretorias de ensino.

O  material é constituído por um CDRom com dois filmes de animação – intitulados “100% Skates” e “Jornal do Jovem Empresário” – que visam transmitir conceitos básicos de economia, tais como hábitos de poupança. O kit, que faz parte do Programa Educacional Bovespa criado em 1989,  também conta com uma apostila direcionada para o professor com informações sobre o uso do CDRom e com propostas de discussões interdisciplinares em sala de aula, além da cartilha “Os Seus Sonhos Precisam de Ação”, com dados objetivos sobre o funcionamento da Bovespa.

Ensino Fundamental – Alunos 5ª  a 8ª séries
Utilizando o filme “100% Skates” são apresentados aos alunos conceitos básicos de poupança, investimentos e mercado de capitais. O filme conta a história de duas crianças que fundam uma fábrica de skates e depois negociam as ações da empresa na Bovespa.

* Ensino Médio – Alunos do 1º ao 3º anos do ensino médio e técnico
Aqui os estudantes assistem ao filme “Jornal do Jovem Empresário”. O filme mostra a evolução da empresa “100% Skates”, depois desta ter aberto seu capital na Bovespa.

Programa Educacional Bovespa

Desde 1999 quando o CDRom foi criado, a pedido da Bovespa, pela Organização Não Governamental (ONG) “Cidade Escola Aprendiz” – fundada pelo jornalista Gilberto Dimenstein -, a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp) vem acompanhando o trabalho do Programa Educacional Bovespa. O Programa, que visa permitir que os estudantes possam conhecer de forma simples e lúdica o funcionamento do mercado de capitais, é visitado por cerca de 13 mil pessoas ao ano, sendo estudantes do ensino fundamental e médio, além de universitários, funcionários de empresas e do público em geral. As visitas são monitoradas e devem ser agendadas. E, para que os estudantes tirem o melhor proveito das visitas, as apresentações são divididas em três grupos, cada um com uma linguagem adequada à faixa etária e à escolaridade dos alunos:

Paola Martins