terça-feira, 22/10/2002

Secretaria estende programa de Formação Universitária aos municípios do Estado

Iniciativa tem como objetivo disponibilizar recursos do PEC/Formação Universitária Estadual aos professores das redes municipais de ensino

Mais de 5 mil professores das redes públicas municipais voltarão às salas de aula ainda este ano, mas desta vez como alunos. A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, em parceria com a UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação de São Paulo vai oferecer curso de nível superior a todos os educadores inscritos no PEC/Municípios. O programa inédito é destinado a professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental e Educação Infantil com formação em nível médio.

Até o momento, cerca de 95 municípios aderiram ao Programa, num total de 5.795 professores. O PEC/Municípios foi criado a partir da experiência acumulada pelo Estado na realização do PEC/Formação Universitária que ofereceu curso em nível superior (Licenciatura Plena) a cerca de 7 mil professores efetivos da rede estadual de ensino que não tinham essa graduação.

Público Alvo

O PEC/Municípios é destinado, exclusivamente, aos professores dos sistemas municipais de ensino que atuam da 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, e que atendam às seguintes condições:

• Estejam em efetivo exercício da função docente

• Sejam professores efetivos concursados (em regime CLT ou estatutário)

• Tenham formação em nível médio (magistério ou normal)

• Não tenham licenciatura plena.

Modelo Metodológico

O PEC/Municípios utilizará a mesma metodologia do PEC Estadual e sua estrutura física composta por 101 unidades escolares distribuídas pelas várias regiões do Estado – a Rede PEC. Cada uma poderá abrigar até 120 alunos, divididos em três turmas de, no máximo, 40 alunos-professores. Os docentes fazem parte de equipes da USP, Unesp e PUC de São Paulo que preparam o formato específico dos cursos.

Os ambientes de aprendizagem, juntamente com todo o equipamento para a transmissão e recepção das aulas, foram cedidos pela Secretaria da Educação à União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime).

As atividades estão baseadas em mídias interativas, com aulas presenciais e desenvolvidas com o acompanhamento de um professor-tutor. O aluno-professor ainda tem oportunidade de interagir com outros docentes das universidades em videoconferências, teleconferências, trabalhos monitorados on-line, vivências educadoras, estudos independentes e nas pesquisas programadas.

Tempo de duração do curso

O PEC/Municípios dará oportunidade para os seus professores conseguirem a sua formação no prazo de dois anos. A primeira etapa da capacitação terá início em novembro, com o módulo de informática.

A carga horária mínima total será de 3.100 horas, conforme expresso na Deliberação CEE nº 12/2001, assim distribuídas:

• 1.600 horas de aula

• 400 horas de atividades complementares

• 300 horas de prática de ensino

• 800 horas de aproveitamento de prática docente

Novas adesões

Os 95 municípios que aderiram ao programa representam a primeira etapa do PEC/Municípios. Os interessados em se inscrever podem consultar a Central de Operações do PEC pelo telefone (11) 3866.1645/1646/1647 e pedir o Guia de Participação.

A formação de nível superior a todos os professores de ensino fundamental e educação infantil é uma exigência da LDB – Lei de Diretrizes e Bases. Prevê que todos os educadores tenham a habilitação plena até 2007. A Secretaria da Educação, ao oferecer o PEC/Formação Universitária gratuitamente já se antecipou a partir de um convênio com USP, Unesp e PUC de São Paulo. Até o final deste ano, estarão formados os 7 mil professores da rede estadual que ainda não tinham essa qualificação profissional.