• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 03/01/2012
Últimas Notícias

Secretaria estimula intercâmbios para promover ensino de outras línguas

Conheça dois alunos da rede estadual que fizeram intercâmbio para o Japão e para os Estados Unidos Um dos objetivos da Secretaria da Educação, por meio do trabalho da Assessoria […]

Conheça dois alunos da rede estadual que fizeram intercâmbio para o Japão e para os Estados Unidos

Um dos objetivos da Secretaria da Educação, por meio do trabalho da Assessoria Internacional, é promover um intercâmbio cultural e fazer com que os alunos dominem outras línguas. Os Centros de Estudos de Línguas, que oferecem cursos como francês, alemão, inglês e japonês, são um grande exemplo de como a secretaria tem investido no assunto. Em 2011 São Paulo passou a contar com 248 unidades. E foi em uma dessas unidades que o estudante Rafael Colen de Almeida conseguiu alcançar seu sonho.

Rafael, que fez curso de japonês em um dos CELs, recebeu uma proposta para fazer intercâmbio para a província de Toyama, onde aprimoraria a língua. Conseguiu a vaga e, hoje, utiliza a experiência que ganhou em seu trabalho. “Quanto mais conhecimento você tem, maiores serão as oportunidades depois que você termina o curso. Eu falo por experiência própria”, conta Rafael.

Assim como ele, Yahsmin de Lima, que, em 2008 estudava na E.E. Presidente Kennedy, no Campo Limpo, participou de um programa de intercâmbio de inglês que a levou para Washington, onde ficou por três semanas.

Para os alunos da rede estadual que têm interesse em viver novas experiências no exterior, existem projetos na Secretaria da Educação que tornam esse sonho possível, como o Jovens Embaixadores e as parcerias desenvolvidas pelas unidades dos CELs. Fique ligado e não perca essa chance!