• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 17/09/2003
Últimas Notícias

Secretaria lança Guia de Museus e prepara capacitação de 300 Assistentes Pedagógicos

Serão beneficiados estudantes das 6 mil escolas estaduais Os 300 Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATPs) de Artes, Ciências e História das 89 Diretorias de Ensino do Estado estarão reunidos nas próximas […]

Serão beneficiados estudantes das 6 mil escolas estaduais

Os 300 Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATPs) de Artes, Ciências e História das 89 Diretorias de Ensino do Estado estarão reunidos nas próximas semanas para a capacitação de arte e preparação de utilização do novo Guia Educativo de Museus da Secretaria de Estado da Educação.

O objetivo é propiciar vivências e experiências de interação com a arte, a fim de enriquecer o conhecimento pessoal e, assim, aprimorar a prática pedagógica dos docentes que acompanham os alunos nas excursões culturais. A idéia é também desenvolver trabalhos artísticos dentro e fora da sala de aula com o envolvimento da comunidade.

Durante o evento, será lançada a publicação “Expedições Culturais”, da Secretaria de Educação, guia educativo de Museus e Pinacotecas de São Paulo que convida alunos e educadores a conhecer os acervos dos museus do Estado. O guia, que será distribuído às 6 mil escolas estaduais, apresenta subsídios teóricos aos professores para trabalharem com os alunos antes e após as visitas às instituições.

A publicação reúne endereços e dicas que auxiliam o contato com obras de diversas épocas e culturas, democratizando acessos e informações de forma que alunos e professores entendam seu deslocamento aos museus como parte do currículo escolar e não apenas como mero passeio.

As capacitações ocorrem de 23 a 30 de setembro, das 9 às 17 horas, na Pinacoteca do Estado, divididas em três turmas de 100 ATPs cada. A professora Sônia Maria da Silva, coordenadora da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas), apresentará o evento ao público.

Nos dias 23, 24, 25, 26, 29 e 30 de setembro, as turmas irão visitar o Parque das Esculturas e o Acervo do Século XIX. Os ATPs também participarão das palestras “Expedições Instigantes”, com Mirian Celeste Martins, coordenadora do setor educativo da Bienal do Mercosul, e “A Apropriação do Conhecimento de Diferentes Disciplinas por Meio da Arte”, com Rosa Iavelberg, coordenadora do setor educativo do Centro Universitário Maria Antonia. No encontro também irão ocorrer discussões sobre as experiências das visitas e vivências do contato com a arte. No final, será apresentado o monólogo “Calendário da Pedra”, com a atriz Denise Stoklos.

Paola Martins