• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 25/09/2003
Últimas Notícias

Secretaria lança Prêmio Lygia Fagundes Telles durante evento em homenagem à escritora

Professores e educadores da rede estadual de ensino  participam com poesias, contos e ensaios inéditos No dia 29 de setembro, segunda-feira, a partir das 18 horas, a Secretaria de Estado […]

Professores e educadores da rede estadual de ensino  participam com poesias, contos e ensaios inéditos

No dia 29 de setembro, segunda-feira, a partir das 18 horas, a Secretaria de Estado da Educação homenageia a escritora paulista Lygia Fagundes Telles na Sala São Paulo e lança o “I Prêmio de Literatura Lygia Fagundes Telles – Concurso Professor Escritor”.

O concurso vai estimular a produção literária entre os professores da rede estadual de ensino, além de ser um espaço para a manifestação do potencial criativo dos educadores. Os próprios alunos se beneficiam: são incentivados a ler e a vivenciar o prazer do texto literário por meio de seus professores escritores.

A instituição do “I Prêmio de Literatura Lygia Fagundes Telles – Concurso Professor Escritor” é uma homenagem do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Educação a uma das mais importantes escritoras em Língua Portuguesa.

Quem participa

O concurso de Literatura é bienal. Novos talentos literários serão premiados por sua obras inéditas nos gêneros poesia, conto e ensaio. Participam professores e educadores do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de ensino.

As inscrições e as entregas dos trabalhos ocorrem de 17 de novembro a 12 de dezembro e são válidas somente para trabalhos inéditos (não publicados) em qualquer uma das três modalidades. Cada professor concorre com apenas um trabalho.

Centro de Referência em Educação Mário Covas receberá as inscrições pessoalmente ou pelo correio (veja endereço abaixo), valendo apenas carimbos de postagem até a data-limite de cadastramanto. A ficha de inscrição e o regulamento já estão à disposição dos interessados no site do Centro de Referência (www.crmariocovas.sp.gov.br). Fique atento para as especificações de formatação do texto e do envio do material. Não deixe de visitar o site. Infrações às regras acarretam desclassificação.

Em abril de 2004, ocorre a divulgação dos classificados e no final do mesmo mês os vencedores serão premiados em cerimônia.

Critérios por Categoria

Poesia: o tema é livre e o texto deve ser composto respeitando-se o tamanho máximo de 64 versos.

Conto: com temática livre, a narrativa ficcional deve concentrar a ação num único ponto de interesse, por meio de texto conciso e com tamanho máximo de 14 mil caracteres (o que equivale a 10 laudas, cada lauda com 20 linhas de 70 toques).

Ensaio: estudo sobre a obra (ou um livro) de Lygia Fagundes Telles, de forma menos aprofundada que uma tese ou dissertação. O tamanho máximo é de 28 mil caracteres (o que equivale a 20 laudas, cada lauda com 20 linhas de 70 toques).

Comissão julgadora e premiação

No mínimo três pessoas ligadas à área da Literatura serão indicadas pela Secretaria de Estado da Educação para compor a comissão julgadora. Ela terá autonomia plena para o julgamento, não cabendo recursos.

Os cinco primeiros classificados em cada categoria levam prêmio em dinheiro: 1.º lugar – R$ 5.000,00; do 2.º ao 5.º lugar – R$ 2.500,00. Todos terão seus trabalhos publicados em uma coletânea editada pela Secretaria, ganham 20 exemplares do livro e um diploma honorífico.

Serviço:
“I Prêmio de Literatura Lygia Fagundes Telles – Concurso Professor Escritor”
Data de envio de material:
17 de novembro a 12 de dezembro de 2003
Endereço:
Centro de Referência em Eudcação Mário Covas
Avenida Rio Branco, 1.260
Campos Elíseos – São Paulo / SP
CEP: 01206-001.

Tatiana Pinheiro