sexta-feira, 31/07/2015
Evesp

Segundo semestre na rede estadual começa na próxima segunda-feira (3)

Alunos podem aproveitar último fim de semana das férias em passeios a parques e museus

Na próxima segunda-feira (3), as mais de cinco mil escolas estaduais de São Paulo retornam do período de férias escolares de meio de ano. E para ajudar a relembrar o que tem por vir, a Educação preparou uma lista com as principais datas do calendário escolar neste segundo semestre.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Entre os destaques, está o replanejamento escolar, na qual a tarefa dos educadores será revisar a proposta pedagógica e o plano de ação da escola, visando alcançar as metas propostas no início do primeiro semestre, durante o Planejamento Escolar, além da aplicação da prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Neste ano, a avaliação está prevista para ser aplicada nos dias 24 e 25 de novembro. Relembre as principais datas do calendário escolar.

Dicas de lazer

Para aproveitar o último fim de semana antes do retorno às aulas do segundo semestre, a Educação separou algumas dicas para crianças e jovens com oito lugares imperdíveis em São Paulo e que merecem uma visita. Os espaços reúnem opções de diversão, cultura e conhecimento. Outra vantagem é que os alunos da rede estadual têm desconto de até 50% ou entrada gratuita. Saiba mais aqui.

Já para aqueles que preferem ficar em casa e curtir um bom filme, a Educação preparou uma lista com dez produções nacionais e estrangeiras que, além de entreter, ensinam. A dica vale para os estudantes que gostam de história. Saiba mais aqui.

Estudo com diversão

Se você é aluno da 3ª série do Ensino Médio e vai fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pode acessar a plataforma Geekie e aproveitar para se preparar para a prova. Até o dia 14 de agosto está disponível o Simulado para você testar seus conhecimentos e melhorar seu desempenho no Enem.

Clique aqui para acessar a ferramenta.

A Educação também oferece mais de mil opções de jogos virtuais para os alunos que vão aproveitar o fim de semana para estudar. O pacote inclui cursos de inglês, espanhol, tecnologia e preparatório para o vestibular. O principal atrativo é a linguagem utilizada: a dos games. Os alunos têm tarefas e fases a serem cumpridas e são guiados por avatares. Além disso, eles podem escolher o melhor horário para utilizar as ferramentas. Saiba mais aqui.