• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 18/07/2017
Boas Práticas

Seja um voluntário do Programa Escola da Família

Mais de 11 mil jovens e adultos auxiliaram atividades esportivas, culturais e de bem-estar

A Secretaria de Estado da Educação conta hoje com mais de 11 mil voluntários no Programa Escola da Família (PEF). São cerca de 2,2 mil unidades de ensino que participam do programa, que oferece atividades culturais e gratuitas para toda a comunidade aos finais de semana.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para participar do programa não é preciso ser estudante da rede estadual. Basta criar um projeto em um dos quatro eixos do PEF: cultura, esporte, prevenção à saúde e geração de renda. Os temas devem se adequar ao público de cada unidade também. O seu projeto será avaliado e, caso seja aprovado, a equipe do programa vai adaptá-lo à realidade da comunidade.

– Clique aqui e acesse o Termo de Adesão 

Entre as atividades organizadas nas escolas, podemos destacar o café da manhã comunitário, bazar de roupas gratuitas, esportes como futebol, vôlei, basquete e tênis de mesa, aulas de música, pintura, informática e técnicas de redação. 

Para se inspirar:

Inclusão

O esporte tem um grande poder de inclusão social. Isso se ratifica cada vez mais na E.E. Joaquim Braga de Paula, na capital. Aos sábados, a unidade oferece à comunidade escolar aulas de capoeira, que são ministradas por um professor voluntário há aproximadamente quatro anos. Todo mundo pode participar do projeto e, o mais legal, é que pessoas com deficiência que moram no entorno da escola também podem. Leia mais.

Robótica

O projeto audacioso da E.E. Alceu Maynard Araújo, de São José dos Campos, levou os estudantes aos EUA para participar da FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), mais competição de robótica do mundo. O projeto teve início em 2016 e já chegou longe! Leia mais.

Música

A música aliada à força de vontade e disposição para ajudar pode ser um largo caminho para a transformação da sociedade. Na E.E. José de Campos Camargo essa força foi transportada para além dos muros da escola com o projeto “Cantar e Contar Histórias, Um Ato de Amor e Generosidade”. Os alunos aprenderam a tocar instrumentos e se apresentaram para os idosos do abrigo Dr. Bezerra de Menezes. Leia mais.