• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 31/05/2016
Alimentação Escolar

Semana da Educação Alimentar mobiliza escola estadual em São Paulo

Atividades aconteceram do dia 16 ao dia 20 de maio

Promover o resgate das tradicionais receitas de família foi o tema da edição 2016 da Semana de Educação Alimentar, ocorrida nas escolas estaduais de São Paulo dos dias 16 a 20 de maio. Na E.E. Pandiá Calógeras, localizada na Mooca, por exemplo, o evento mobilizou todos os alunos do Ensino Fundamental e professores.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Primeiro os alunos trouxeram de casa as receitas que os pais mais usavam. A partir disso, os professores desenvolveram painéis com recortes de jornais e revistas em que as crianças colavam os alimentos utilizados pelos familiares em casa. Os educadores também formaram rodas de conversa em que falavam aos estudantes sobre a importância dos alimentos colados em cada painel e sua influência no bem-estar das pessoas.

Com os alimentos dos painéis, os jovens participaram de outra dinâmica divertida, que consistia em criar receitas novas a partir dos ingredientes utilizados pelos pais. Enquanto os alunos dos primeiros anos optaram por receitas de saladas de frutas, os segundos anos fizeram receitas com sopa de legumes.

Os jovens também fizeram desenhos de alimentos que consideravam saudáveis ou não. Cada cartaz foi exposto em diversos ambientes da escola. As crianças dos terceiros anos também criaram um minilivro com receitas de alimentação saudável, após os professores trabalharem ortografia com os pequenos.

“Houve uma participação geral, não só da escola, como da família dessas crianças. Também conseguimos trabalhar, além da questão da alimentação saudável, disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, entre outras”, afirma Reginaldo Guedes, coordenador da escola.

Sobre a Semana de Educação Alimentar

Instituída em 2006 no calendário do Governo do Estado de São Paulo, a iniciativa acontece sempre na terceira semana do mês de maio e tem como objetivo incentivar a alimentação saudável na rede estadual de ensino com inúmeras atividades pedagógicas que promovam hábitos saudáveis e melhor qualidade de vida.