quarta-feira, 24/08/2016
Professores e Funcionários

Seminário discute prevenção de riscos de desastres integrada ao Currículo Escolar do Estado

Evento está marcado para acontecer na próxima quinta (25), no Palácio dos Bandeirantes

Na próxima quinta-feira (25), educadores, pesquisadores, profissionais da Defesa Civil, da Casa Militar e da Secretaria da Educação participarão do I Seminário Estadual de Educação e Redução de Risco e Desastres, com circuito de palestras que incentivarão a reflexão sobre práticas pedagógicas que estimulem a cultura de redução de risco e desastres e sua integração ao currículo escolar.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As palestras contemplam temas que vão desde a experiência do Estado de São Paulo, América Latina e Caribe com desastres naturais, com a presença do Cel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, e professor Manuel Ramirez, da Office of U.S. Foreign Disaster Assistance (OFDA), até a percepção de riscos de desastres e práticas que incentivam a prevenção nas escolas.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) participa do Seminário apresentando as práticas pedagógicas realizadas em parceria com o Estado, nas escolas EE Monsenhor Ignácio Gioia (São Luiz do Paraitinga) e da E.E. Paulo Virgílio (Cunha), pilotos do Programa Cemaden Educação.

Na ocasião, será apresentado o curso “Defesa Civil: a aventura”. Em forma de game, o curso é oferecido dentro da plataforma da Evesp, em parceria com a Secretaria de Educação, e ensina, de forma interativa, como agir em situações de risco. Os alunos aprendem, por exemplo, como identificar se uma moradia pode escorregar morro abaixo, ou como agir durante uma tempestade com raios.

O Seminário é uma parceria da Educação com a Casa Militar do Gabinete do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, e com a USAID/OFDA (Office of U.S. Foreign Disaster Assistance).

O evento será transmitido ao vivo por meio da Rede do Saber, confira neste link.