• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 30/03/2017
Pais e Alunos

Sexta (31) é o último dia para realizar inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática

A 13ª edição dos jogos deve premiar 6.500 alunos com medalhas de ouro, prata e bronze

As escolas da rede pública têm até esta sexta-feira (31) para inscreverem seus alunos na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições devem ser feitas pelo site oficial da instituição. Uma grande oportunidade para que estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio participem da maior competição estudantil do mundo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Em 2017, pela primeira vez, além dos alunos de escolas públicas, a OBMEP contará com a participação de estudantes de colégios particulares. A adesão deste alunos vai garantir que mais escolas brasileiras tenham acesso a material de qualidade, ajudando a despertar o gosto pela Matemática, tendo em vista que a iniciativa tem produzido resultados positivos nas escolas.

A OBMEP vai continuar a dar o mesmo número de medalhas para alunos de escolas públicas que nas edições anteriores. Sendo 500 medalhas de ouro, 1500 de prata, 4500 de bronze e até 46.200 menções honrosas. E também premiará estudantes de escolas particulares, com 25 medalhas de ouro, 75 de prata, 225 de bronze e até 5.700 menções honrosas.

As provas serão aplicadas em duas fases e distribuídas de acordo com o grau de escolaridade. O nível 1 integra alunos matriculados no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental; O nível 2 é formado por competidores matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental. Já o nível 3 acolherá os matriculados em qualquer ano do Ensino Médio.

A primeira avaliação será realizada dia 6 de junho, em todas as escolas inscritas e é constituída de questões de múltipla escolha. Já a segunda, marcada para 16 de setembro, será uma avaliação discursiva.

Retrospecto

Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Olimpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Em 2016, 17,8 milhões de estudantes de 99,6% dos municípios brasileiros participaram da Olimpíada de Matemática. A disputa tem contribuído para estimular o estudo da matéria no Brasil, identificar jovens talentosos e incentivá-lo a ingressar nas áreas científicas e tecnológicas, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.