• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 17/01/2017
Pais e Alunos

Site disponibiliza gratuitamente a maior biblioteca de partituras do mundo

No acervo é possível encontrar obras de compositores renomados, como Johann Sebastian Bach

O Projeto Biblioteca Internacional de Partituras Musicais (International Music Score Library Project – IMSLP) foi desenvolvido com o objetivo de criar um acervo digital e virtual de partituras de domínio público, mas também está aberto às obras de compositores contemporâneos que pretendam compartilhar as suas criações musicais de forma livre e gratuita.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O IMSLP está no ar desde 2006, e reúne mais de 42 mil partituras de 19 mil obras, e mais de 2500 compositores. Com isso, recebe o título de maior coleção de música de domínio público da internet.

Algo que chama bastante a atenção na biblioteca virtual é o fato de ter a obra completa de Johann Sebastian Bach em seus arquivos, bem como todos os trabalhos de Frédéric Chopin, Johannes Brahms, Georg Friedrich Händel e grande parte das composições de Franz Liszt, entre outros músicos de renome.

Além das partituras em si, o IMSLP oferece a enciclopédia musicológica, já que possui inúmeras edições históricas de uma mesma composição, com análises e comentários que acompanham as partituras.

Enfim o IMLSP, é oficialmente recomendado pelo Instituto de Tecnologia De Massachusetts (MIT), já que o mesmo utiliza de forma ampla em alguns dos seus cursos o conteúdo bibliográfico apresentado no seu acervo.

Para acessar o site do IMSLP, clique aqui.