• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 15/10/2013
Residência Educacional

Sonho de aluna é ser professora na escola que frequenta desde o Ensino Fundamental

Motivação da estudante é a influência que os educadores exercem sobre a formação do jovem

Para os 230 mil educadores da rede estadual, o Dia do Professor não é celebrado apenas no dia 15 de outubro. Todas as manhãs, munidos de conhecimento, o time de profissionais ocupa salas de aula de escolas estaduais para compartilhar boas ideias e preparar os jovens para o amanhã.

“O professor é tudo na vida de um jovem. Sem estudo, uma base sólida, você não entra em uma boa faculdade, não conquista nada. Por isso, mantenho o máximo de respeito pelos meus professores na sala de aula, eles são os responsáveis por me formar para o futuro”, diz Aline da Cruz Dutra, estudante da última série do Ensino Médio da E.E. Professor Benedito Tolosa.

Em fase de vestibular, o reconhecimento pelo valor do magistério reflete em sua escolha profissional: “Quero cursar Artes para ser professora. O meu sonho é voltar para essa escola como professora para abrir os olhos dos alunos”.

Os primeiros passos da futura docente são pautados na criatividade. Aline lidera diversos projetos que transformam as paredes das salas e corredores da E.E. Benedito Tolosa em galerias de arte. Para executar as ideias e montar os painéis, a estudante conta com o auxílio dos amigos de sala.  

“Quando eles percebem que sem a ajuda deles o projeto não anda, acho que sentem vontade de participar. Assim, acabo descobrindo quem desenha bem, tem criatividade. Incentivo muito eles a explorarem esse lado”, fala.

“Ela tem respeito pelos colegas e os colegas também têm respeito por ela” diz a coordenadora do Ensino Médio e mãe de Aline, Elisabete Aparecida da Cruz Dutra.

Ingresso na rede

Para os jovens que têm como objetivo profissional atuar nas salas de aula, existe o programa Residência Educacional, da Secretaria da Educação, que admite estudantes dos cursos de licenciatura como estagiários. Os jovens participam da rotina escolar das unidades, obtendo experiência na prática, sempre acompanhados pelos professores titulares das escolas da rede.

Atualmente, a Educação também está com inscrições abertas para o maior concurso da história do magistério paulista. Até quarta-feira (16) é possível fazer o cadastro para prova de seleção. As vagas são voltadas para educadores de Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e docentes que atuaram nas áreas da Educação Especial.