26/09/16

Teatro leva professora de SP à final de prêmio e melhora desempenho dos alunos

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Karin Elisabeth Bergamin Groner foi selecionada para última fase do concurso "Educador Nota 10"

Era uma vez... uma professora de uma escola de Curupá, na região de Tabatinga, que encontrou uma forma criativa de estimular a fluência e a capacidade leitora de alunos dos Anos Iniciais. Com a ajuda de peças de teatro, Karin Groner colocou meninas e meninos da turma de 5º ano da Escola Estadual Professor Fernando Brasil para ler. O resultado deu tão certo que o trabalho é um dos 10 finalistas do prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita.

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A primeira obra selecionada foi “O Fantástico mistério de Feiurinha”, escrita por Pedro Bandeira e vencedora do Prêmio Jabuti, de 1986. A abordagem, conhecida como “leitura dramática”, foi desenhada de acordo com as dificuldades identificadas pela própria professora a partir dos resultados da Avaliação de Aprendizagem em Processo – aplicada a cada bimestre na rede. Assim, Karin passou a trabalhar em sala de aula elementos do programa Ler e Escrever.

Para conquistar ainda mais os estudantes, atores de teatro foram convidados para participar de oficinas. Nesses encontros, os alunos puderam diferenciar o papel da leitura dramática e o da dramatização. As visitas à sala de leitura também foram frequentes. Lá eles tiveram contato com diversas obras do gênero teatral e puderam treinar e aprimorar sua capacidade de leitura.

Além de aprimorar a habilidade leitora, o projeto também teve impacto direto no desempenho dos alunos na última avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). A turma obteve uma pontuação duas vezes maior que a meta estipulada pela Secretaria. “Muitos alunos que se sentiam intimidados em ler em voz alta ou até mesmo demonstravam dificuldades de compreensão passaram a ter muito mais facilidade para se expressar”, conta a professora.

Educador Nota 10 será conhecido em dezembro

Em 18 edições, o Prêmio Educador Nota 10 valoriza o trabalho de professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio, além de diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais. Os docentes participantes devem enviar o relato detalhado dos projetos desenvolvidos nas escolas e os resultados. Valem trabalhos de alfabetização, jovens e adultos, além de disciplinas do currículo básico. Neste ano, o vencedor será conhecido em evento marcado para dezembro.

  • Foto: A2img / Daniel Guimarães

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