• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 12/08/2016
Esportes

#Tênis: esporte tem em sua história raízes de franceses e ingleses

A atividade também exige de seus jogadores excelente preparo físico e mental

Disputado por dois jogadores ou por duplas, o tênis é um esporte conhecido no mundo inteiro por exigir dos atletas extremo preparo físico e mental. O primeiro torneio desse esporte que foi realizado foi o de Wimbledon, que também é o mais antigo do segmento. Mas o esporte também possui raízes francesas onde, no século XIII, havia um jogo chamado “Jeu de Pame”, no qual os jogadores utilizavam as mãos para rebater a bola contra a parede. Mais tarde, a atividade começou a ser praticada em uma quadra retangular, dividida por uma rede e com seis jogadores de cada lado. Desta vez, todos os jogadores possuíam uma raquete de madeira.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Pouca coisa mudou daquele período para hoje, no que tange a forma de disputa. Os jogos continuam sendo disputados em quadras retangulares que medem 23,8 metros de comprimento chegando até 11 metros de largura, dependendo da modalidade disputada. Os espaços continuam sendo divididos por uma rede e os praticantes jogam com uma raquete, hoje produzida com os mais variados materiais.

No aspecto das quadras, hoje possuem três segmentos, sendo Saibro, composta por argila e terra e coberta com pó de tijolo, deixando o espaço num tom alaranjado, Piso Duro, superfície plana e regular feita com cimento, além das disputadas realizadas em quadras de Grama.

Existem inúmeros campeonatos profissionais de tênis. Os mais comuns são aqueles que compõe a sequência intitulada de Grand Slam, que são: Wimbledon (Inglaterra), o mais antigo torneio de tênis do mundo, US Open (Estados Unidos) e Australian Open (Austrália), além do tradicional torneio de Roland-Garros (França). Este último, inclusive, consagrou Gustavo Kuerten como o maior tenista brasileiro de todos os tempos.

Em 1997, 2000 e 2001, Guga, como é conhecido por todos nós, foi tricampeão de Roland Garros, feito que ajudou a tornar o esporte popular no país.

Tênis como ferramenta pedagógica

Na E.E. Professora Zenaide Vilalva de Araújo, localizada em Barueri, o esporte é praticado por 80 alunos. A ação faz parte do projeto realizado em parceria com a Fundação Tênis, há seis anos, que também contempla as propostas do Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Saiba mais aqui.