sexta-feira, 22/02/2019
Ensino Fundamental

Terminam hoje (22) as inscrições para os cursos de música do Projeto Guri

São mais de 5 mil vagas disponíveis nos polos de ensino do interior e litoral de São Paulo

Terminam hoje (22), as inscrições para os cursos de música do Projeto Guri. São 30 opções voltadas para crianças e adolescentes na faixa etária entre 6 e 18 anos. Mais de 5 mil vagas disponíveis nos polos de ensino do interior e litoral de São Paulo.

Os interessados não precisam ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos. Basta comparecer ao polo em que deseja estudar, acompanhado por um responsável, com RG ou certidão de nascimento e comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar. Alguns polos as matrículas podem ocorrer em datas diferentes.

Mais informações aqui

Confira os endereços dos polos aqui

“O objetivo é estimular a criação individual e coletiva dos Guris. A ideia é potencializar a ousadia e o exercício criativo”, explica Deborah Lobo, assessora de projetos especiais do Guri

Os cursos são oferecidos para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, nos períodos de contraturno escolar. “18 anos é a idade almejada por todos jovens, pois possibilita a realização de sonhos e vontades. Ao mesmo tempo, a liberdade nos exige responsabilidade. Este equilíbrio é o grande desafio desta nova fase. Desejo sucesso ao Projeto Guri e que o investimento na capacitação e Grupos de Referência tenha sua continuidade assegurada, onde professores e alunos sejam o espelho do conceito da democratização com qualidade das artes em nosso Estado”, fala o maestro Carlos Eduardo Moreno.

O Projeto Guri, considerado o maior programa sociocultural, tem cerca de 400 polos e mais de 49 mil alunos atendidos. Estão disponíveis cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão.

Muitos jovens descobrem a sua vocação profissional por meio da música.  “Estou no guri há vários anos, comecei na cidade de Dois Córregos, atualmente toco clarinete no Grupo de Referência de Bauru. Estou muito determinado em me tornar profissional, pois a música pra mim não é só uma arte, é um sentimento inexplicável, e através disso que decidi ser músico”, fala Pedro de Moraes Togni.

Para o trompetista Mack, a música tem o poder de transformar. “Como músicos, acreditamos na união de pessoas e talentos. Somos exemplo disso. The Rodney Mack Philadelphia Big Brass reúne alguns dos melhores músicos do mundo. Ficamos apaixonados pelos Guris. Agradecemos ao apoio de toda a equipe do projeto durante nossa passagem pelo Brasil. Esperamos voltar em breve e reencontrar todos esses amigos que fizemos”, fala.