Ensino Médio

Três alunos da rede estadual farão intercâmbio nos Estados Unidos em janeiro

Ação faz parte do programa Jovens Embaixadores

qui, 10.11.2016

Três alunos da rede estadual de São Paulo – das cidades de Bauru, Sorocaba e São Joaquim da Barra – foram selecionados para serem membros da nova equipe de Jovens Embaixadores brasileiros e participar de três semanas de atividades nos Estados Unidos. O programa é uma iniciativa da embaixada norte-americana para alunos de baixa renda com excelência escolar, engajamento social e perfil de liderança. Ao todo, 50 alunos do país com idades entre 16 e 18 anos foram selecionados para a programa. A viagem está marcada para janeiro.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para a seleção, os alunos passaram por um rigoroso processo seletivo. Entre os pré-requisitos está a participação em projetos sociais e que fazem a diferença. É o caso de Bruno Henrique Reis, aluno da E.E. Manuel Gouveia de Lima, de São Joaquim da Barra. O estudante do segundo ano do Ensino Médio é voluntário na APAE de sua cidade há mais de dois anos, onde auxilia os usuários com as mais diversas tarefas e planeja cursar Relações Internacionais no futuro.

Já Gabriel Victor Gonçalves Camarero é o primeiro estudante da cidade de Bauru a ser selecionado pelo programa. O aluno da E.E. Carolina Lopes de Almeida utilizou o seu amor pela música para desenvolver a oficina de construção de instrumentos com materiais reciclados em uma escola da região. O terceiro selecionado de São Paulo, Gabriel Jesus, é aluno da E.E. Profª Guiomar Camolesi, de Sorocaba, e desenvolve um projeto com teatro, integrando escola e comunidade.

Intercâmbio de três semanas

Visitas à capital Washington, encontro com autoridades do governo, líderes comunitários e trocas de experiência com alunos locais são algumas das atividades programadas para as três semanas de atividades. Os jovens líderes terão a oportunidade de representar o Brasil e ficar hospedados em casas de famílias voluntárias, conhecendo mais sobre a cultura norte-americana.