• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 10/11/2016
Ensino Médio

Três alunos da rede estadual farão intercâmbio nos Estados Unidos em janeiro

Ação faz parte do programa Jovens Embaixadores

Três alunos da rede estadual de São Paulo – das cidades de Bauru, Sorocaba e São Joaquim da Barra – foram selecionados para serem membros da nova equipe de Jovens Embaixadores brasileiros e participar de três semanas de atividades nos Estados Unidos. O programa é uma iniciativa da embaixada norte-americana para alunos de baixa renda com excelência escolar, engajamento social e perfil de liderança. Ao todo, 50 alunos do país com idades entre 16 e 18 anos foram selecionados para a programa. A viagem está marcada para janeiro.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para a seleção, os alunos passaram por um rigoroso processo seletivo. Entre os pré-requisitos está a participação em projetos sociais e que fazem a diferença. É o caso de Bruno Henrique Reis, aluno da E.E. Manuel Gouveia de Lima, de São Joaquim da Barra. O estudante do segundo ano do Ensino Médio é voluntário na APAE de sua cidade há mais de dois anos, onde auxilia os usuários com as mais diversas tarefas e planeja cursar Relações Internacionais no futuro.

Já Gabriel Victor Gonçalves Camarero é o primeiro estudante da cidade de Bauru a ser selecionado pelo programa. O aluno da E.E. Carolina Lopes de Almeida utilizou o seu amor pela música para desenvolver a oficina de construção de instrumentos com materiais reciclados em uma escola da região. O terceiro selecionado de São Paulo, Gabriel Jesus, é aluno da E.E. Profª Guiomar Camolesi, de Sorocaba, e desenvolve um projeto com teatro, integrando escola e comunidade.

Intercâmbio de três semanas

Visitas à capital Washington, encontro com autoridades do governo, líderes comunitários e trocas de experiência com alunos locais são algumas das atividades programadas para as três semanas de atividades. Os jovens líderes terão a oportunidade de representar o Brasil e ficar hospedados em casas de famílias voluntárias, conhecendo mais sobre a cultura norte-americana.