quarta-feira, 19/07/2017
Professores e Funcionários

USP oferece cursos de atualização gratuitos para professores da rede estadual

Cursos abordam gramática, dimensões do vocabulário e literaturas afro-brasileiras e indígenas

Professores da rede estadual de ensino podem se inscrever em três cursos gratuitos e presenciais oferecidos pela FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP (Universidade de São Paulo).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O curso “O papel da gramática tradicional e da reflexão linguística no ensino de Língua Portuguesa” conta com 40 vagas e tem como propósito fomentar a reflexão sobre as possibilidades de descrição linguística que, em tese, ajudariam no tratamento das dificuldades dos alunos.

As aulas serão ministradas entre os dias 5 de agosto e 25 de novembro no prédio de Letras, localizado na Avenida Professor Luciano Gualberto, 403, na Cidade Universitária, no bairro Butantã, em São Paulo.

O período de inscrições vai de 17 a 28 de julho, das 9h às 23h59, na Rua do Lago, 717, na sala 126, na Cidade Universitária. É necessário levar o holerite, o RG e o CPF.

O curso “Ensino-aprendizagem de diferentes dimensões do vocabulário” também está com inscrições abertas. São 80 vagas para professores de português e de inglês da rede estadual de ensino.

Com a finalidade de identificar práticas docentes sobre ensino de vocabulário e ampliar o conhecimento dos professores sobre a pluridimensionalidade do léxico, o curso será realizado entre os dias 8 de agosto e 28 de novembro no prédio de Letras.

As inscrições podem ser feitas de 17 de julho a 3 de agosto, das 9h às 16h45, na Rua do Lago, 717, na sala 126, na Cidade Universitária.

Por fim, a FFLCH abre inscrições para o curso “Era uma vez três: Diversidade, leituras e práticas pedagógicas na perspectiva da lei 11.645/08” no próximo dia 24. Os interessados podem se inscrever até dia 3 de agosto, das 9h às 16h45, na Rua do Lago, 717, sala 126, na Cidade Universitária. São 100 vagas.

O curso ocorrerá entre 5 de agosto e 11 de novembro no prédio de Letras. O objetivo é apresentar aos professores do Ensino Infantil e Fundamental I referências e abordagens possíveis para a discussão das literaturas africanas, afro-brasileiras e indígenas direcionadas para o público infantil e juvenil.

Mais informações pelo e-mail agenda@usp.br ou pelo telefone (11) 3091-4645.