• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 08/04/2016
Professores e Funcionários

Veja cinco livros que um professor de Língua Portuguesa precisa conhecer

As informações são do site Nova Escola

Aprofundar o conhecimento é importante para qualquer pessoa. Mas para um educador de Língua Portuguesa, que dissemina o conhecimento da disciplina e ensina os alunos a ler e escrever nas sala de aula, a busca por novos aprendizados e formas de repassar o conhecimento deve ser quase constante.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Por isso, a Educação selecionou cinco dicas de livros indispensáveis que os professores de Língua Portuguesa precisam conhecer. Confira:

1) Preconceito Linguístico: obra de Marcos Bagno, a publicação traz conceitos importantes sobre preconceito linguístico, letramento, ortografia e noção de erro, ou mal compreendidos, como a confusão entre “norma padrão” e “norma culta”.

2) O Texto da Sala de Aula: o livro traz doze artigos escritos por João Wanderley Geraldi e outros sete autores. A publicação se organiza em quatro tópicos, sendo fundamentos, práticas de sala de aula, leitura e produção de textos na escola.

3) Gêneros Orais e Escritos na Escola: escrito por Bernard Schneuwly, o livro tem como objetivo orientar o professor a desenvolver a linguagem oral dos alunos.

4) Multiletramentos na Escola: o livro explica o conceito de multiletramentos, que é a forma como o professor trabalha o conteúdo partindo da cultura de referência dos estudantes.

5) Aula de Português: Encontro e Interação: de acordo com o site, o livro é indicado para os educadores que querem ampliar a compreensão pela língua e disseminar os conhecimentos em sala de aula. A autora traz conceitos de ensino para a escrita, leitura, gramática e oralidade.