• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 29/06/2016
Pais e Alunos

Veja oito sites para baixar livros gratuitamente

Obras para ler online e de forma legal

Ler para estudar, ler para estimular a memória, ler para ampliar a sua capacidade cognitiva. Não importa qual é a sua motivação, o que vale é aproveitar todos os benefícios que a prática oferece, seja no papel ou em ambientes virtuais. Para ampliar a sua experiência de leitura, o Guia do Estudante listou oito sites para fazer o download de livros de forma descomplicada, legal e, o melhor, de graça! Confira abaixo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Portal Domínio Público

Lançado pelo governo federal em 2004, o portal Domínio Público traz também livros em coleções – como a obra completa de Machado de Assis, ou a Divina Comédia traduzida -, e permite que o usuário pesquise dentro do acervo de música do portal.

Feedbooks

A Feedbooks, francesa, tem tanto livros em domínio público quanto obras originais disponibilizadas por seus autores (de graça ou pagas). Livros em inglês.

Biblioteca Brasiliana

A Biblioteca Brasiliana, da Universidade de São Paulo (USP), tem digitalizados quase 4 mil livros, manuscritos, periódicos e imagens de acervo histórico. Dá para acessar documentos antigos, livros dos séculos 18 e 19, além de uma série de mapas e ilustrações históricas.

Acervo de obras raras da USP

O acervo digital Obras Raras, disponibilizado pela USP, também traz milhares de livros raros de séculos anteriores, de todas as partes do mundo, além de coleções de jornais antigos.

Open Library

A Open Library faz parte do projeto Internet Archive, que oferece acesso gratuito e ilimitado a todo conteúdo digital disponível e de uso público, desde filmes, livros, música, até conteúdos históricos em geral, com a intenção de prevenir que esse conteúdo seja perdido. Assim, a Open Library também possui um enorme acervo de livros para download, mas vai além, catalogando também livros que ainda não estão acessíveis em domínio público.

Cultura Acadêmica

A Cultura Acadêmica é um selo da Editora Unesp, pertencente à Universidade Estadual Paulista (Unesp). O catálogo do site é composto por livros acadêmicos de várias áreas do conhecimento, muitos deles disponíveis para download gratuito em PDF.

Project Gutenberg

O Project Gutenberg é o primeiro acervo digital de livros do mundo, fundado em 1971, e oferece livros em várias línguas (inclusive em português). Também faz parte do Internet Archive.

Universia Livros

O Universia Livros é promovido pela Universia, rede de cooperação universitária da América Latina. Atualmente, tem vários livros de domínio público disponíveis, incorporando também livros de autores que desejem distribui-los gratuitamente.