• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 18/02/2013
Escola de Tempo Integral

Aulas recomeçam nesta segunda-feira (18) nas Escolas de Tempo Integral

Em 2013, o novo modelo de ensino beneficiará cerca de 20 mil estudantes em todo o estado

Para começar o ano letivo com chave de ouro, os alunos veteranos do novo modelo de Escola de Tempo Integral desejam boas-vindas aos mais de 15 mil novos estudantes da modalidade que começam suas atividades hoje, 18.

Os alunos participarão de um acolhimento especial na volta às aulas, que será realizado por 320 jovens que frequentaram, em 2012, as 16 Escolas de Tempo Integral.  Os estudantes escolhidos para realizar o acolhimento se destacaram em práticas protagonistas que integram o programa, como clubes juvenis e lideranças de turmas. Além disso, os veteranos participaram de uma formação especial para realizar a recepção dos novatos.

Neste acolhimento, que ocorre nos primeiros dias de aula, os novos alunos conhecem as bases do programa, as equipes de direção, de professores e demais funcionários da escola, além das instalações do prédio.

Em 2012, o novo modelo de Escola de Tempo Integral alcançou cerca de 4 mil alunos por meio da implantação do programa em 16 unidades espalhadas pelo estado. Este ano, o programa foi ampliado para mais 53 unidades. Ao todo, são 69 escolas para cerca de 20 mil estudantes.

O modelo também passou a atingir o Ensino Fundamental, em 2013. A ideia do programa é garantir melhores condições de conclusão da educação básica, com ganhos significativos em termos de rendimento e desempenho escolar.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Resultados

Nas 16 escolas estaduais que implantaram em 2012 o novo modelo de escola de tempo integral, os resultados já podem ser percebidos. Para os pais dos alunos, a jornada ampliada é um dos aspectos mais importantes. “O pai nunca está presente 24 horas com o jovem e saber que minha filha está na escola e não na rua, me deixa mais tranquila e segura”, comenta Walmira Ribeiro, mãe de aluna da E.E. Walter Ribas, em Cajamar. Confira aqui a opinião de outros pais sobre esse modelo de escola.

O programa também é sucesso entre professores e alunos. “Todos falavam que eu não ia aguentar ficar tanto tempo na escola, mas vi que é totalmente diferente. Tem biblioteca, esportes, disciplinas eletivas. Não tem como ficar cansado”, revela animadamente Vitor Muniz, aluno da E.E. Prefeito Nestor de Camargo, em Barueri. Veja aqui o depoimento de outros alunos.

Já para o corpo docente, o regime de dedicação exclusiva e a Gratificação de Dedicação Plena e Integral de 75% para os professores que atuam nessas escolas são os pontos positivos. “Ficamos o dia todo com o aluno. Eu percebo no olho deles, o compromisso que eles têm com a escola. E o mais interessante, é que esse é um modelo de escola em que escutamos o estudante”, explica o professor de Física da E.E. Tenente Joaquim Marques da Silva Sobrinho, Jucivagno Silva. Conheça a opinião de outros educadores aqui.